Após seis anos de operação no Brasil, a Petland, franquia do Grupo Brasil Pet, desembarca no Estado de Minas Gerais para iniciar o plano de expansão com força total. Os contratos fechados no mês de setembro contemplam 10 pet shops em Belo Horizonte, cinco no Sul de Minas e uma loja em Uberlândia.
“Estávamos em busca do perfil correto de franqueado e, por isso, demoramos tanto tempo para iniciar nossas operações em Minas. O momento é de qualificar melhor os parceiros que entram na rede. Negamos três vezes fazer negócios na cidade por essa questão”, diz Rodrigo Albuquerque, CEO do Grupo. O plano de expansão para o Estado é de 40 lojas nos próximos cinco anos.
A chegada da Petland na capital, no interior e no Sul de Minas reforça o crescimento da rede, atualmente com 100 lojas distribuídas em 18 estados, comprovando o sucesso do modelo de negócio da marca americana presente em 19 países.
A operação brasileira adota um modelo diferenciado. A Petland acredita que a gestão pode transformar o varejo pet no Brasil. Por isso, os franqueados têm à disposição um suporte completo, que inclui treinamentos nas Universidades Físicas e Online, Programa de Apoio Petland (PAP), Ferramentas de Gestão e participação em eventos e convenções de vendas.
Segundo Albuquerque, os empresários que assumiram a máster franquia em Belo Horizonte já têm larga experiência no varejo pet. “Estamos negociando pontos nas regiões sul e nordeste da capital mineira. Serão pet shops de 400m² a 500m² espalhados por toda capital. Em cinco anos teremos 10 lojas”, afirma o executivo. Já a expansão no Sul de Minas começará pela cidade de Varginha com lojas de 250m², avançando para Alfenas, Poços de Caldas, entre outras cidades próximas.
No município de Uberlândia, a Petland abrirá uma loja light, que tem foco em serviços e produtos de marca própria Pet Choice, operando num modelo de conveniência. “Estamos em fase de definição de ponto”, diz Albuquerque.
Oportunidades para empreendedores
A partir da Petland, o Grupo Brasil Pet foi diversificando os negócios e, hoje, responde pelas marcas Dra. Mei (clínica veterinária), Geração Pet (e-commerce), Afiliado Geração Pet, 100% Pet, Pet Choice (marca própria), Pet Booking, Pet Pay (banco digital) e LogLand (Centro de Distribuição).
“Também estamos mapeando oportunidades para empreendedores em Minas Gerais que queiram investir na Dra. Mei, criada com o objetivo de valorizar a Medicina Veterinária preventiva de forma democrática e com preço justo a toda população”, antecipa Rodrigo Albuquerque, CEO do Grupo.
Os serviços oferecidos pela clínica veterinária trazem como diferencial competitivo um modelo baseado em prevenção, com foco em bem-estar animal.
Além disso, o uso da tecnologia nos prontuários 100% digitais permite unificar as informações e melhorar a qualidade nos processos, além de inteligência artificial que está em desenvolvimento para 2021.
Atualmente, são 20 unidades Dra. Mei e a estimativa é chegar a 250 clínicas nos próximos 5 anos.