A forma com que os serviços são oferecidos aos consumidores mudou radicalmente. Com a mudança de hábito e necessidade do cliente, as empresas tiveram que se adaptar a esse novo mercado criando novas formas de vendas e até mesmo formatos de lojas.
Resquício do cenário de 20 anos atrás ficou totalmente no passado. As inovações tecnológicas proporcionaram novas formas de venda e de compra. Conhecido como Consumidor 4.0, que tem perfil e adaptação total ao digital e pelo fácil acesso à informação, esse consumidor fez com que as empresas tivessem um olhar diferenciado a esse público que vem ganhando cada vez mais espaço.
“O novo consumidor quer praticidade e agilidade, por isso, um serviço de atendimento na palma da mão facilita o agendamento dos serviços que deseja, otimiza o pagamento na hora e agiliza o melhor horário para ele. Essa é a tendência das grandes marcas e do consumidor moderno cada vez mais adaptado aos serviços delivery, marketplaces e aplicativos”, avalia Henrique Mol, diretor executivo da franquia Acquazero, especializada em limpeza ecológica automotiva, com 320 unidades espalhadas pelo Brasil e Presidente do Grupo Encontre Sua Franquia.
Tendência tecnológica
A Acquazero lançou no final do ano passado aplicativo que leva o nome da marca. A ferramenta vem sendo muito buscada durante a pandemia, já que possibilita que o franqueado vá até o cliente no dia e hora agendada. Até mesmo os franqueados que trabalham com o modelo loja física passaram a executar os serviços delivery com maior frequência e efetividade, o que ampliou o ticket-médio das vendas dos franqueados.
O aplicativo Acquazero é o primeiro criado por uma rede de franquia automotiva no mercado brasileiro. O objetivo principal é levar conveniência ao cliente e aumentar o faturamento do franqueado, responsável por prestar o serviço.
Cerca de 50% dos franqueados já estão cadastrados no aplicativo. “A ferramenta nos coloca à frente dos concorrentes, pois tem um viés tecnológico ainda inexplorado nos negócios de estética automotiva e limpeza ecológica. Tal matriz tecnológica é uma grande oportunidade de expansão nacional e internacional, algo escalável, como o que acontece em grandes marcas de tecnologia atuais”, enfatiza Mol.
A inovação criada pela rede já vem colhendo os frutos. É que a adesão do mercado à essa ferramenta tem caminhado em ritmo crescente. Muito disso se deve as constantes inovações lançadas na ferramenta visando entregar ao cliente final mais praticidade e economia. Exemplo disso foram os combos promocionais lançados durante o auge da pandemia que ofereceram descontos agressivos de até 50% com um prazo de até 6 meses para utilizar o voucher, além da flexibilidade de escolher o atendimento em delivery ou em uma loja física.
Como atrair e se comunicar com o consumidor 4.0?
O diretor executivo da Acquazero revela o segredo que tem atraído cada vez mais novos clientes a conhecerem os serviços da rede.
“O consumidor quer praticidade e poder de escolha. Usamos os meios digitais, ações com influenciadores digitais e celebridades para a promoção dos serviços e também para a proximidade com o público. Além disso, encontramos a tendência do microinfluenciador local, os chamados indicadores digitais Acquazero”, conta Mol.
A franquia também promove indicação em troca de descontos e ganhos para pessoas comuns, do dia a dia, que têm potencial de alcançar de perto possíveis consumidores para a marca, tais como síndicos, porteiros e recepcionistas. Isso acaba gerando mais credibilidade e alcance local da marca.
Sem falar que, o termo sustentabilidade vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente se levarmos em conta o cenário de desmatamento, queimadas e poluição que agrava o meio ambiente.
A Acquazero tem essa proposta de evitar o desperdício de água – ela usa apenas 300 ml de água para lavagem em um veículo – além de utilizar ainda produtos biodegradáveis nos serviços.
Central de Atendimento 0800
Com o objetivo de aproximar o cliente da rede, além de gerar mais comodidade, a Acquazero acaba de lançar a Central de Atendimento onde é possível fazer a ligação gratuita de qualquer lugar do país através do número 0800-001-0050.
A Central que está localizada em Belo Horizonte (MG) possibilita com que o cliente conheça a operação mais próxima da sua residência, além ainda de poder agendar os serviços de estética automotiva e residencial.
“Trata-se de uma maneira prática de agendamento e de conexão do cliente com os franqueados de todas as regiões do Brasil, e facilita também para aquele cliente que não usa aplicativos ou sites de agendamento de serviços com frequência”, afirma o executivo sobre a necessidade de lançar esse tipo de serviço no mercado.
Mol salienta ainda que durante a pandemia a procura por serviços através do app e ligação aumentou em 200%. Principalmente nas buscas por serviços home care, que possibilita a limpeza de sofá, colchões, tapetes e cadeiras, além do serviço de oxi-sanitização em veículos.
“Hoje é possível afirmar que o perfil do consumidor vem mudando. Com o uso de ferramentas tecnológicas possibilitam que o cliente conheça outros tipos de serviços. No caso da Acquazero, os serviços de limpeza interna aumentaram exponencialmente. O consumidor percebeu que a limpeza interna do carro é muito importante, não só para ele, mas para toda a família que é usuária do veículo. O mesmo acontece no home care, onde a necessidade de higienização e purificação do ambiente ganhou ainda mais força para eliminação de vírus e bactérias, algo tão temido nos dias de hoje. Assim, as buscas por serviços delivery e de serviços para casa tiveram grande aumento”, conclui o diretor executivo da franquia Acquazero.