Com o anúncio da retomada gradativa das atividades presenciais em estabelecimentos comerciais, as empresas vêm colocando em prática uma série de medidas de segurança importantes para garantir a reabertura de forma responsável. Com esse contexto, a Mahogany, marca especializada em produzir e comercializar a mais completa linha de cosméticos de alto padrão do país, apresenta algumas iniciativas que estão sendo empregadas durante esse processo. “O primeiro plano foi a conscientização dos franqueados e equipes via treinamentos por meio de EAD. Além disso, disponibilizamos para todos os colaboradores da matriz equipamentos de proteção adequados para o uso em cada área e, claro, o nosso álcool em gel”, comenta Graziele Brunelli, gerente da Área de Gente da marca.
No início da pandemia, a marca investiu em fórmulas voltadas para a segurança e higiene de seus consumidores, como o Sabonete Líquido Bacter Redux e o Gel Antisséptico Hidratante Vital; itens que permanecerão no portfólio da marca devido à boa aceitação do público. “Eles já faziam parte do nosso catálogo antes mesmo desse cenário imposto pela Covid-19, então, realizamos uma organização de portfólio, oferecendo estes e outros produtos de autocuidado e proteção em uma única linha: Vital Dermo. “, ressalta Brian Drummond, gerente de Marketing da Mahogany.
No entanto, o cenário de incertezas impactou os mais diversos segmentos da sociedade; e com o mercado de beleza não foi diferente. Brian comenta que, devido ao coronavírus, datas comerciais importantes como o Dia das Mães e Namorados foram desafiadoras para a franqueadora e seus franqueados. “A rede de franquias viu um cenário completamente diferente e desafiador. O medo do cliente sair de casa acelerou um processo que já havia sido iniciado em nosso negócio: o delivery. Criamos ferramentas e oportunidades para que os franqueados conseguissem entregar os produtos Mahogany no menor tempo possível. “, afirma.
Mesmo com a reabertura das lojas, a marca enxerga a prestação de serviços online como uma prioridade para o momento. Segundo Brian, o sistema de compras virtuais e delivery são palavras de ordem dentro da companhia ao longo do período. “Temos consciência que essas formas de atender o cliente só irão crescer nos próximos meses e anos. O consumidor descobriu novas formas de compras e cabe a franqueadora e franqueados se adaptarem a esse novo normal”, pontua.
Para 2021, a Mahogany já programou um planejamento estratégico e acredita em um ano de retomada gradual. A marca está investindo em lançamentos de produtos tecnológicos focados em pele, ferramentas digitais, além de um plano diversificado de mídia.