Receber a aprovação dos franqueados, após uma detalhada pesquisa de satisfação envolvendo os mais relevantes aspectos da rede de franquias. Este é o principal objetivo das marcas que almejam obter o Selo de Excelência em Franchising (SEF), a mais importante chancela do mercado de franquias brasileiro. E em reconhecimento às redes que alcançaram tal desempenho, a ABF – Associação Brasileira de Franchising tem a honra de anunciar as marcas chanceladas neste ano (veja a lista completa abaixo).
Importante “termômetro” da gestão das redes, a Pesquisa do SEF 2018 indica que os maiores índices de satisfação dos franqueados com suas respectivas empresas franqueadoras estão relacionados à expectativa e efetivação do plano de negócios traçado. Associado a esse fator, os franqueados assinalaram, ainda, terem maior predisposição em abrir outras unidades da rede e em recomendar o mesmo negócio a outras pessoas.
O estudo aponta, ainda, que os franqueados também avaliaram positivamente a performance operacional e global das redes participantes do estudo, sinalizando mais uma vez a maturidade das marcas chanceladas (confira abaixo a metodologia da pesquisa e do Selo).
“Os principais resultados da Pesquisa do Selo este ano refletiram o trabalho das redes que conquistaram a chancela ao buscarem a excelência em suas gestões. Mais do que uma chancela, o Selo de Excelência em Franchising da ABF possibilita às marcas participantes analisar seus pontos fortes, aqueles em que a rede precisa melhorar, além do que, a pesquisa é um importante instrumento de direcionamento, confirmação e reorientação de políticas e metodologias de gestão da rede”, observa Altino Cristofoletti Junior, presidente da entidade.
A análise da correlação entre as questões da pesquisa permite identificar outros fatores avaliados pelos franqueados. A satisfação geral do franqueado no último ano, em todos os aspectos da rede, tem uma alta correlação positiva com os seguintes fatores: a franqueadora buscar novas alternativas e soluções para o cliente, visando aumentar a rentabilidade ou a participação de mercado da sua franquia; o suporte da franqueadora – treinamentos, reciclagem, consultoria de campo, manuais, sistemas, dentre outros, ou seja, tudo o que envolve o suporte; os canais de relacionamento e participação efetiva do franqueado – comitês, convenções, encontros regionais, Conselho, etc.; abertura para ouvir a opinião ou demanda do franqueado sobre as ações de marketing promovidas pela franqueadora e a destinação dos investimentos para as ações de marketing.
Recorde de marcas participantes e chanceladas
Nesta 28ª edição do SEF, houve um recorde de redes participantes e chanceladas. Inscreveram-se 251 marcas, 248 concorreram à chancela (três participaram apenas da pesquisa) e 218 a conquistaram. Para tanto, foram realizadas mais de 1,1 mil entrevistas qualitativas com franqueados, um recorde também. Para Décio Pecin, presidente da Comissão de Ética da ABF, “o Selo de Excelência em Franchising reafirma a altíssima relevância da chancela em nosso mercado, não só pela tradição, mas pela qualidade e segurança atreladas à ABF, entidade que representa o setor de franquias no Brasil. Destaco a importância dessa chancela ser proporcionada pelos próprios franqueados da rede por meio de pesquisa, de forma espontânea e verdadeira. Ao longo de sua história, o SEF desenvolveu e consolidou uma metodologia sólida, tornando-se também uma ferramenta de altíssimo valor agregado para a gestão da marca, relacionamento com franqueados e engajamento da rede. Outro ponto fundamental no processo é o próprio resultado da pesquisa em formato de relatório, entregue pela ABF a cada franqueador participante do processo. Portanto, a simples submissão da rede a esse escrutínio já é um benefício importante e a obtenção do Selo uma verdadeira vitória, ainda mais se lembrarmos que no Brasil operam mais de 2,8 mil redes franqueadoras. Logo, menos de 10% das redes possuem a honraria”.
A pesquisa do Selo traz, ainda, outros resultados qualitativos importantes. É o caso da maior média do Índice de Performance Global. De acordo com Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, “em relação a esse índice, os franqueados assinalaram sua aprovação à franquia escolhida, afirmando que teriam novas unidades, caso estivessem pensando em iniciar um novo negócio e indicariam esta mesma franquia a um amigo ou familiar que estivesse buscando uma oportunidade de negócio”.
Destaques por categoria
O Selo de Excelência em Franchising é dividido em três categorias. As marcas com ao menos dez franqueados e dois anos de atuação no mercado fazem parte da Categoria Pleno. De acordo com a pesquisa, o destaque do SEF 2018 nesta categoria é a rede Centro de Ensino Grau Técnico.
Marcas com no mínimo 30 unidades franqueadas e cinco anos operando no franchising integram a Categoria Sênior. Nela, segundo o estudo, a rede First Class obteve maior projeção.
Já as redes de maior porte e mais maduras do setor de franquias brasileiro estão reunidas na Categoria Máster. São marcas que contam com 60 ou mais unidades e operam no franchising há mais de dez anos. A rede que alcançou melhor performance nesta categoria, de acordo com a pesquisa da ABF, é a Influx English School.
Troféu especial
Para homenagear as marcas detentoras de Selos por vários anos, a ABF instituiu a entrega de um troféu especial. No 28º Selo de Excelência em Franchising, as redes homenageadas são:
Por 20 chancelas até 2018 – Ouro: Habib’s e Rei do Mate.
Por 15 chancelas até 2018 – Prata: Camarão & Cia., Casa do Construtor, Giraffas, Montana Grill, Morana, Multicoisas, PUC, Skill, Spoleto e The Kids Club.
Por 10 chancelas até 2018 – Bronze: AlphaGraphics, Chilli Beans, Guendai, Gordão Lanches, Influx English School, Instituto Embelleze, Megamatte, Onodera, Patroni Pizza, Prepara Cursos Profissionalizantes, Ragazzo, Risotto Mix e Santa Lolla.