Tudo começou quando Alzira, uma das fundadoras da franqueadora, passava por um momento muito delicado em sua vida, tendo perdido a mãe e o emprego, aos sessenta anos, idade que todos nós sabemos, é bem difícil de se conseguir uma nova colocação no Brasil. Nesta época, o sustento da sua família vinha da renda gerada pela fábrica de pipocas que o marido tinha no centro do Rio de Janeiro.
Em um desses momentos de luz que a vida nos dá, volta e meia, ela resolveu, a pedido de um conhecido, ganhar uma renda extra fazendo dois bolos encomendados por ele, para serem servidos em fatias, com o café no botequim que este conhecido tinha.
Foi esse o início do que é hoje a franquia Fábrica de Bolos Vó Alzira. Ainda instalada em seu apartamento, Alzira chegou a produzir cem bolos por dia, com a ajuda de uma amiga. A produção era toda artesanal e não contava com o suporte de um batalhão de batedeiras e outras máquinas.
Com o crescimento do negócio, a loja de pipocas do marido acabou se transformando na primeira loja da Fábrica de Bolos Vó Alzira. Se dando conta do potencial do negócio que acabavam de criar, seu marido dedicou-se durante meses ao desenvolvimento de uma mistura de bolo que garantisse o padrão de tamanho, textura e sabor dos bolos oferecidos pela franquia.
E foi aí que tudo começou pra valer! Em 2013, entrou no franchising. Atualmente, a marca opera com 220 lojas em todo Brasil, e agora está se expandindo para São Paulo, com a abertura de novas unidades, especialmente na região do ABC paulista.
O Estado de São Paulo é um dos principais focos da expansão. As áreas de interesse incluem a capital – onde já conta com quatro lojas abertas e as principais cidades, como Osasco, Atibaia e Taubaté. A expectativa é abrir 40 unidades até o fim de 2018 no Estado.
Os investimentos chegam à casa de R$ 700 mil. Com todas as lojas operando, a Fábrica de Bolo Vó Alzira projeta um crescimento de 10% no faturamento total da rede.