Após vencer a luta épica do último sábado (25) contra Rogério Minotouro pelo UFC Fight Night, que marcou a aposentadoria do lutador baiano, o curitibano Mauricio “Shogun” Rua passa a focar agora na expansão da sua rede de academias. Para impulsionar o crescimento da marca, o lutador preparou junto com a sua equipe uma condição especial para novos franqueados, com um desconto de 50% na taxa de franquia válido até o dia 15 de agosto.
Segundo Lucas Figueredo, sócio da marca e responsável pela expansão, a medida foi adotada justamente para aproveitar o envolvimento do público com o tema, atraindo fãs e profissionais de luta livre para investir em um negócio rentável do segmento. “A estratégia deu certo e o número de interessados triplicou desde o início da ação. Nosso objetivo é fechar pelo menos 20 contratos em todas as regiões do Brasil e até fora do país”, afirma o empresário.
NÚMEROS POSITIVOS MESMO COM A PANDEMIA
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a rede de academias do lutador continua apresentando bons números de crescimento: desde março, foram 10 contratos fechados. “As pessoas estão aproveitando esse momento para planejar com mais calma o investimento. A maioria está fechando agora para inaugurar no final de ano, alguns até em 2021, que com certeza será um ano de muito crescimento da Shogun Team”, afirma Figueredo.
Além disso, a rede de franquias estabeleceu uma série de protocolos para apoiar e auxiliar a rede de franqueados atuais. “Definimos a isenção da cobrança de royalties enquanto as academias permanecerem fechadas. Além disso, desenvolvemos e disponibilizamos uma série de materiais personalizados como totem de álcool em gel, máscaras e outros EPI’s, além de dar todo o suporte de marketing e gestão durante esse período”, destaca Lucas.
INVESTIMENTO
O investimento para ter uma Academia Shogun Team é de R$ 120 mil em média, sendo que a taxa de franquia com a condição especial fica R$ 10 mil (o valor regular é de R$ 20 mil). O custo com obras e instalações fica entre R$ 90 a 100 mil e o capital de giro é de R$ 10 mil. Os royalties mensais para a franqueadora é fixado em R$ 1 mil e a taxa de Publicidade e Propaganda é de 2% sobre o valor de faturamento, que é de R$ 30 mil por mês. A taxa de lucratividade é 30% e o retorno do capital gira em torno de 13 a 15 meses. A rede ainda tem um modelo menor, com investimento inicial de R$ 30 mil. Mas a promoção não vale nesse caso, de acordo com Figueredo.