Devido a pandemia de coronavírus no Brasil, algumas redes de franquias estão investindo em ações visando a retomada das atividades, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e os governos de cada Estado. Com 184 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo todas implantadas em shopping centers, o Divino Fogão elaborou uma campanha chamada “O mundo mudou e o Divino Fogão mudou para você”. A rede de comida da fazenda também investiu em outra iniciativa que conta com orientações do microbiologista Dr. Eneo Alves, com foco no atendimento, cuidados a serem tomados, reforço na higienização, distância segura entre as mesas e disponibilização de álcool em gel para utilização dos consumidores.
Para se adequar a este novo cenário, haverá uma mudança no dia a dia das operações, para que clientes possam fazer suas refeições com segurança, assim como colaboradores possam atuar de forma segura. A principal alteração feita será no buffet, para que todos possam ficar despreocupados ao escolherem entre as delícias fresquinhas servidas pela marca. Antes da pandemia, os consumidores se serviam à vontade com as diversas opções saborosas inspiradas na comida da fazenda. A partir de agora, os clientes serão servidos pelos atendentes, que utilizarão luvas plásticas descartáveis, em estações diferentes, seguindo a ordem: salada, pratos quentes, proteínas ou churrasco, sobremesa e bebidas. “Testamos essa nova operação antes de implantá-la nos restaurantes da rede. Verificamos que além de ser totalmente viável, torna-se mais seguro para os clientes que não precisam pegar nos utensílios de cada opção para se servir”, revela o fundador e presidente do Divino Fogão, Reinaldo Varela.
Outra alteração será a inserção de adesivos no chão que mostram a distância que o cliente deve permanecer do outro no caixa e no buffet, por exemplo. Além das toucas higiênicas já utilizadas, toda a equipe de loja do Divino Fogão também utilizará máscaras personalizadas. “Para reforçar todas as medidas tomadas pela rede, cada unidade contará com uma comunicação visual diferenciada, explorando os cuidados e algumas orientações. Teremos adesivos próximos aos talheres e pratos, com comunicado sobre a limpeza e esterilização dos utensílios. Também disponibilizaremos talheres descartáveis para quem deseja este tipo de opção. Teremos avisos na loja que irão reiterar a importância de lavar as mãos com água e sabão, e utilizar o álcool em gel”, explica o presidente.
Há também uma comunicação visual para mostrar que o consumidor está em um ambiente limpo e seguro, com informações sobre o contágio e prevenção, tais como: o coronavírus não é transmitido por alimentos, o contágio é feito pelas vias aéreas, o ar condicionado da unidade é higienizado com frequência, o ambiente é constantemente higienizado e a equipe está seguindo todos os procedimentos para que o cliente tenha uma refeição segura. Como grande parte dos restaurantes conta com área interna e mesas, haverá uma redução do número de mesas e um distanciamento maior entre uma e outra. Cada uma delas conta com um display explicado que a superfície é higienizada a cada cliente e refeição. A rede também irá disponibilizar álcool em gel em pontos estratégicos, para uso dos consumidores.
“A contribuição do Dr. Eneo Alves foi essencial para planejar a rotina das lojas após a retomada das atividades. Nos preocupamos não só com a saúde dos clientes, mas também com a dos colaboradores e franqueados da marca, que são responsáveis pelo sucesso do Divino Fogão. Pensando nisso, o microbiologista desenvolveu um Guia de Bolso para Funcionários com informações necessárias sobre como os colaboradores deverão agir durante a crise da Covid-19. Também estamos produzindo vídeos que serão divulgados nas TVs internas e nas redes sociais, informando sobre os procedimentos corretos e demonstrando porque é seguro comer no Divino Fogão”, revela Varela.
O Divino Fogão conta com um buffet diversificado, que reúne pratos tradicionais da fazenda e um cardápio variado com mais 25 pratos quentes e 17 opções de saladas, diferentes todos os dias, além de diversos tipos de carnes, frango e peixes grelhados, feitos na hora, e vários tipos de sobremesas. Hoje são 184 unidades presentes em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. Destas, em média, 77 já retomaram as atividades e estão realizando o atendimento ao público, algumas com cardápio à la carte. Mas ainda há novas aberturas previstas durante o mês de agosto.