A pandemia do coronavírus alterou de uma hora para a outra a forma como vivemos e trabalhamos. Empresas de todos os setores foram obrigadas a adaptar seus negócios a um novo tempo, agora organizados segundo estritas regras de higiene e distanciamento social. O desafio? Manter-se na ativa – de preferência em crescimento – sem descuidar do que mais importa: a saúde e a vida das pessoas.
A RE/MAX, com quase 400 franquias no Brasil, sempre se colocou a favor de medidas que contribuíssem para a redução da curva de contágio. Quase todos os seus escritórios foram temporariamente fechados, mas ao mesmo tempo ela sublinhou que não estava em lockdown – apenas mudou a forma de se comunicar com o mercado. Para seguir operando, fez uso intenso da tecnologia, tanto para prospectar e fechar negócios, como para treinar seus mais de 4,5 mil agentes associados.
Um ótimo exemplo é o curso, ministrado através do site da Universidade RE/MAX, feito sob medida para o período que estamos enfrentando. Ele provê orientações a agentes e clientes sobre como se portar e agir, o que inclui protocolos de higiene e segurança que devem ser seguidos antes, durante a após uma eventual visita ao imóvel.
“O conteúdo perpassa por dicas simples, como a importância do uso de máscara e álcool em gel, a questões mais burocráticas, como solicitar ao potencial comprador, por meio de um questionário, informações sobre sua saúde e a da família”, explica Taiani Teixeira, gerente de Desenvolvimento da RE/MAX Brasil.
Ao término do curso, diga-se, o agente passa por uma prova para ganhar uma certificação internacional e, só assim, pode seguir trabalhando em nome da RE/MAX. Recebe ainda uma cartilha detalhada com o passo a passo dos negócios durante a pandemia.
De acordo Peixoto Accyoli, presidente e CEO da RE/MAX Brasil, o objetivo sempre foi de assegurar que todos os profissionais estavam informados e protegidos para seguir trabalhando. E, para os clientes, transmitir uma mensagem de tranquilidade, pois o agente estava preparado para fazer o que estava fazendo. “Em última instância, essa certificação é a mais importante que concedemos, pois ajuda a salvar vidas”, afirma.
Em termos de negócio, também tem dado certo. Embora o mercado imobiliário tenha sido atingido em cheio pela crise do coronavírus, com queda de 38% das vendas de imóveis em abril ante o mesmo mês do ano passado, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, a RE/MAX desponta como uma exceção. Só em maio, ela aumentou seu Valor Geral de Comissão (VGC) em 45,9% na comparação com 2019.
“Isso é mais uma mostra de que a empresa nunca entrou em lockdown, apenas encontrou novas maneiras de impactar clientes e fechar transações, e sempre com segurança”, diz Accyoli. “Até por isso, vemos com preocupação a flexibilização da quarentena neste momento. As unidades RE/MAX ao redor do mundo (cerca de 8 mil) só reabriram em um ambiente com menos incertezas”.
Da teoria à prática
Para muitos clientes a decisão de comprar ou alugar um imóvel passa pela confiança no agente imobiliário. É o caso da Thais Elise Cyro de Castro, que adquiriu o primeiro apartamento, no bairro de Moneró, na Ilha do Governador (RJ).
“Pouco antes da pandemia, eu havia iniciado a negociação com a RE/MAX Conecta, mas estava muito insegura com o que viria pela frente”, afirma. “No entanto, quase tudo foi realizado online e, no dia de assinar a escritura, só levei uma caneta e demais itens de proteção”.
Ives Adamo, cliente da mesma franquia, também conseguiu realizar o sonho de comprar o apartamento graças à rapidez de todo o processo, mesmo durante a pandemia. “O prazo do contrato para financiar o imóvel seria de 90 dias úteis e a RE/MAX Conecta concluiu em 45 dias”, diz.
Do outro lado, os agentes e colaboradores de RE/MAX também demonstram estar habituados com esse novo normal. “Agendei uma visita com um cliente da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e segui todos os protocolos aprendidos no curso. Além do uso de máscara, luvas e álcool em gel, tirei os sapatos e não toquei em nada, mantendo sempre a distância de dois metros”, conta Nelson Reis, da unidade RE/MAX Foco. “As vendas online estão até mais assertivas. Ganhamos tempo, inclusive por conta das reuniões pelo aplicativo Zoom”.
Para Vinícius Capella, diretor da RE/MAX Complete, que atende o bairro de Vila Madalena, na cidade de São Paulo, o que chamou atenção no treinamento é a forma de trabalhar daqui para frente. “A nossa rotina na imobiliária e o convívio com as pessoas já estão mudando bastante. Recebemos orientações claras sobre o que é ou não viável nos procedimentos de uma transação comercial. O objetivo é vender, mas em primeiro lugar está a saúde de todos”.