Foi em 2009 que Nelson Colaferro Jr. começou a prestar atenção no setor de energia. Ele tinha um negócio bem-sucedido no segmento automotivo, mas buscava outra área para empregar seus esforços como empreendedor.
Naquela época, ainda se falava pouco, no Brasil, a respeito da geração de energia limpa. Porém, os apagões ocorridos em 2001, 2002 e em 2009, bem como outros entre 2011 e 2014, assim como os sucessivos reajustes nas tarifas de energia e as discussões sobre a questão ambiental abriram espaço para a discussão sobre outras formas de gerar e consumir energia no país. A geração de energia no ponto de consumo já caminhava a passos largos nos Estados Unidos e em países da Europa, então, Colaferro resolveu pesquisar o mercado e as tendências para o futuro. Seus filhos, José Renato e Luis Otávio embarcaram nos estudos. “Viajamos pelo mundo para conhecer as principais tendências do setor e visualizar o que estava ocorrendo no exterior. Concluímos que aquele grande movimento visto em outros países ocorreria cedo ou tarde no Brasil, então, decidimos investir todo o nosso tempo e nossas carreiras no negócio, que acreditávamos ser tão promissor”, afirma o executivo.
Nelson Colaferro Jr. e seus filhos retornaram ao Brasil com a certeza de que deveriam investir nessa oportunidade de negócio e fundaram a Blue Sol – Energia Solar. Por aqui, no entanto, era preciso criar cultura, vencer a barreira dos preços – os equipamentos e a tecnologia eram caros por aqui – e criar um mercado no Brasil.
No início, a empresa fazia a importação, distribuição e revenda de equipamentos para sistemas fotovoltaicos. No entanto, observando o mercado, os sócios entenderam que poderiam contribuir com muito mais para o desenvolvimento do setor no Brasil. Foi então que, em 2011, passaram a oferecer cursos para capacitação de empreendedores e de mão de obra.
Hoje, com 10 anos de atividades e pioneirismo, a Blue Sol – Energia Solar atua em três frentes: desenvolvimento de projetos e instalações comerciais e residenciais de sistemas de energia solar fotovoltaica; capacitação, cursos e treinamentos na área para empreendedores e formação de mão de obra; além da expansão pelo sistema de franquias, que está em forte ascensão.
Todos esses movimentos levaram a empresa a atuar nacionalmente. Já são mais de 18 mil profissionais capacitados pela Blue Sol Energia Solar que estão atuando no mercado. Além disso, a empresa já contabiliza mais de 3 mil sistemas fotovoltaicos comercializados e conectados à rede, bem como 37 unidades franqueadas, entre abertas e contratadas, em 15 estados brasileiros. A meta, de acordo com os sócios, é chegar a 2025 com 150 franquias da rede de energia solar em todo o país, com pelo menos uma unidade em cada estado da federação, e pelo menos 50 unidades em países da América Latina.
“Destacamos como nosso diferencial ter formado e continuar formando novos profissionais e empreendedores na área e, possivelmente, até concorrentes. Pode parecer absurdo, mas é dessa maneira que conseguimos construir e desenvolver o setor de energia solar fotovoltaica e expandir fronteiras a partir de uma grande rede de contatos. Com mais profissionais e empreendedores, a tecnologia se torna cada vez mais conhecida, aumentando, assim, a demanda por sistemas. Somos pioneiros no mercado de energia solar fotovoltaica e atuamos ativamente junto aos órgãos do setor no cenário brasileiro, como ABSOLAR e órgãos oficiais. Apesar de ser um mercado novo, a Blue Sol atua desde o começo e tem muita qualidade e expertise no que faz”, conta Nelson Colaferro Jr.