Com as consequências do novo coronavírus na macroeconomia e na operação de diversas companhias, muitas empresas estão propondo ações para minimizar os efeitos da crise. A Brasil Canadá, sistema de franquias de educação bilíngue, adotou medidas para a continuidade dos negócios e redução do impacto da pandemia para os franqueados. A rede comemorou a expansão em 2019 com a conquista de sete unidades. Em 2020, mesmo em um cenário repleto de incertezas, a expectativa é que os resultados sejam ainda melhores, com um crescimento de 200% e previsão de chegar a um total de 20 unidades vendidas.
Beto Silveira, empresário e fundador da rede Brasil Canadá, avalia o mercado de franquias em meio à crise do coronavírus e diz que as franqueadoras têm dado apoio aos franqueados, como isenção de taxas e renegociações. “Vamos estudar cada caso. Estamos trabalhando com parcelamento da taxa da franquia, e o valor que foi abatido agora deverá ser pago posteriormente”, diz Beto Silveira. “Também pensamos em amenizar o pagamento de royalties”, afirma.
Além disso, a rede Brasil Canadá analisa constantemente medidas de contenção para evitar perdas durante o período. “Vamos avaliar o que for possível, como parcelamento de material. E também, como poder colaborar com nossos franqueados, conforme orientação do nosso jurídico”, avalia Beto Silveira.
Com a suspensão das aulas presenciais por tempo indeterminado, a rede Brasil Canadá estabeleceu o uso da plataforma educacional online Google Classroom como opção para as unidades franqueadas. “A educação continua sendo um bom negócio. O MEC também autorizou ensino à distância em cursos presenciais, pois sabe da importância e da evolução desta nova abordagem. Além disso, não podemos ter esse período sem aulas”, comenta.
A comunicação com os franqueados é frequente via WhatsApp, email e reuniões via Skype, para alinhar novos pontos e pensar em novas alternativas para os diversos cenários no futuro. “Já comunicamos o que estamos fazendo, como a adoção das aulas remotas e antecipação de férias em todas as unidades”, explica o fundador da marca.
Bilinguismo em expansão
De acordo com recente ranking divulgado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o segmento de serviços educacionais faturou R$ 12,2 bilhões em 2019 – 7,4% a mais do que em 2018. A Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi) mostra que, desde 2014, o mercado cresceu 10% e movimenta 250 milhões atualmente.
O negócio da Brasil Canadá vai desde a educação infantil até o nono ano do ensino fundamental. É oferecido todo o suporte ao novo investidor que deseja abrir uma escola do zero, mesmo que não seja da área de educação. O valor do investimento para ter uma franquia do Colégio Brasil Canadá é de R$ 1,2 milhão a R$ 2 milhões de reais. “Possuímos um background de 20 anos de atuação no mercado e oferecemos aos parceiros toda a assessoria e apoio pedagógico para a implantação real de ensino bilíngue”, explica Beto Silveira.
O sistema, que tem como um dos sócios o cantor e compositor Rogério Flausino, da banda Jota Quest, conta hoje com 09 sócios máster franqueados regionais: Amapá, Bahia, zona leste de São Paulo, Campinas e região, Espírito Santo, Ribeirão Preto e região, Rio de Janeiro, Paraná e Pernambuco. Atualmente possui quatro unidades: Brasília, Perdizes, Santana e São Caetano; e há mais quatro unidades em implantação, uma em Natal, outra em Alphaville e duas na capital paulista, nos bairros Jardim Anália Franco e Vila Leopoldina.