Ninguém está completamente preparado para enfrentar uma pandemia e seus efeitos, seja na saúde, bem como na economia. É o caso das empresas que foram pegas de surpresa, já que a maioria dos setores teve que paralisar as vendas e fechar temporariamente suas portas.
O coronavírus trouxe efeitos drásticos no mundo dos negócios e fez com que as empresas criassem comitês de gestão de crise para superar essa situação. Mas todo plano, por mais que seja muito bem elaborado, nunca será o suficiente para minimizar totalmente os impactos causados pelo desastre. Daí surgirão as cicatrizes.
Henrique Mol, Presidente do grupo Encontre Sua Franquia, detentor de cinco redes de franquias – Encontre Sua Viagem, Quisto Corretora de Seguros, Acquazero Estética Automotiva, SUAV Beleza e Estética, e Mardelle Moda Íntima –, criou medidas urgentes, voltadas aos franqueados e colaboradores, assim que a pandemia chegou ao Brasil.
Estratégias internas
O empresário lista algumas atitudes tomadas dentro da holding:
· Contratos de experiências internos não foram renovados;
· Cancelamento de contratos com prestadores de serviços, deixando o necessário para sobrevivência neste período;
· Renegociação de todos os custos fixos, com isenções, descontos ou parcelamento do débito;
· Aumento da comunicação junto aos franqueados;
· Antecipação de férias de 80% do quadro de colaboradores e os que tinham banco de horas estão sendo normalizados;
· Isenção, descontos e renegociação de vencimentos dos franqueados em royalties e fundo de propaganda.
No mercado de franchising desde 2011, Mol já passou por outras crises nos negócios, bem como na economia mundial. Mas, para ele, essa tem sido a mais difícil de todas. “Esta crise é diferente, afinal não estamos conseguindo vender, o que nos limita em ações de crises anteriores. Acho que esta fase é de sobrevivência e aprendizado para estarmos preparados para retomada”, afirma.
Suporte aos franqueados está a todo vapor!
A maioria dos funcionários da Encontre Sua Franquia está trabalhando no formato home office. Porém, os líderes de departamentos, bem como o próprio Presidente, estão todos os dias na empresa para dar o suporte aos franqueados da rede.
Para isso, todas as normas de segurança, como o distanciamento mínimo entre pessoas, o uso de álcool em gel e máscara vêm sendo rigorosamente cumprido.
Em busca de alternativas
Em busca de encontrar alternativas que possibilitassem melhorar o caixa das redes de franquias, Mol conta as estratégias que adotou:
· No caso da franquia Acquazero (rede especializada em lavagem ecológica automotiva), o uso do aplicativo delivery (lançado no final do ano passado) ganhou ainda mais força. Hoje, ele é a principal ferramenta da marca para incentivar a limpeza nos veículos durante a quarentena, e possibilita que o franqueado vá até o cliente, sem ter nenhum contato. Basta baixar o app no celular;
· A Mardelle (especializada na comercialização de artigos de moda íntima) vem usando também de recursos tecnológicos para prover o seu negócio. As vendas on-line, por meio do site e WhatsApp, dobraram de volume nas últimas semanas. A marca conseguiu triplicar o faturamento do canal em 15 dias, ou seja, atingir 30% do total que faria com as lojas abertas.
· Já a SUAV (com foco em serviços de estética express) vem implementando a plataforma PicPay para a venda de vouchers antecipados para os clientes. Uma estratégia que ajuda no fluxo de caixa, atrai novos clientes e mantém o contato com os clientes fidelizados. Por meio do voucher, o cliente terá descontos e poderá usar o serviço em até seis meses.
· A Encontre Sua Viagem (rede especializada em oferecer serviços de turismo) está em um dos setores mais prejudicados nessa pandemia. A malha área foi reduzida drasticamente, e vender para estes próximos dias tem gerado muitos problemas, pois as companhias aéreas estão cancelando ou alterando os voos. A franqueadora acredita que as vendas voltarão a ocorrer normalmente a partir de junho, pois as companhias aéreas têm comunicado que programam retornar toda a malha aérea em julho. Outra medida implantada pela rede é o incentivo ao turismo virtual como forma de amenizar a estadia de quarentena sem poder sair de casa.
“Estamos orientando ao máximo nossos franqueados das possibilidades disponíveis no mercado, conforme realidade de cada negócio. Mas claro, teremos muitas unidades que já vinham em dificuldades financeiras que não vão conseguir passar por este momento”, observa o empresário.
Para tentar superar a crise, a holding vem consumindo caixa próprio, porém já analisa alternativas de crédito no mercado para se manter nos próximos meses. “Teremos muitas sequelas pós-pandemia, com redução drástica de faturamento e perda de unidades franqueadas. Acredito que, infelizmente, esse reflexo será sentido até o final deste ano”, finaliza o executivo.