Há algumas semanas, o cenário econômico do Brasil mudou rapidamente por conta do novo coronavírus. . Os impactos causados aos pequenos comércios locais são diversos e é fundamental que sejam adotadas estratégias efetivas para passar pela crise. Pensando nisso, Matheus Nager, CEO da BomCupom, rede de microfranquia que conecta consumidores com estabelecimentos locais, reuniu dicas práticas de gestão, marketing e questões jurídicas. Confira:
• Gestão e Finanças
Não possuir um capital de giro é a realidade da maioria dos pequenos comércios. Em situações onde não se fecha com fluxo de caixa positivo durante alguns meses por conta da diminuição de receita, a probabilidade do negócio quebrar cresce bastante. Por isso, este é o momento de cortar gastos desnecessários e apertar os cintos. É importante listar todas as despesas em uma planilha e analisar minuciosamente o que pode ser reduzido ou postergado. Em um momento de crise, contratos podem ser adaptados, já que existem mecanismos legais que podem lhe auxiliar em eventuais conflitos decorrentes desta situação. “Não se esqueça de documentar os procedimentos adotados pela empresa em todos os setores e arquivar comprovantes dos investimentos feitos para a viabilização de todo o processo”, afirma Matheus.
• Funcionários
Em relação a gestão de colaboradores, algumas das medidas que podem ser adotadas pelas empresas são a quarentena e o isolamento daqueles que apresentarem os sintomas do novo coronavírus. Outra providência que pode ser aplicada, e exige comprovação robusta de força maior, é a redução da carga horária e salários. “O objetivo desse tipo de iniciativa é auxiliar as empresas a evitarem as demissões em massa”, completa o CEO. Antecipação de férias individuais, férias coletivas, banco de horas e adiantamento de feriados também são alternativas para possibilitar que trabalhador saudável permaneça em casa durante este período. Mas lembrem-se é importante consultar o advogado e contador da empresa antes de qualquer medida ser fechada.
• Marketing
É preciso aproveitar a janela de liquidez enquanto as pessoas ainda estão com dinheiro para gastar. Por isso, para empresas do varejo alimentício, é fundamental direcionar os esforços para delivery e take-out. Outra estratégia efetiva é incluir combos no cardápio e gift cards para os clientes mais fiéis. “Os vouchers antecipados podem serem utilizados assim que o estabelecimento abrir após a crise. O prêmio para o consumidor estar pagando isso antecipadamente é o desconto que será ofertado”, finaliza Matheus. Os preços podem ser definidos de acordo com a margem do estabelecimento, mas para garantir um retorno, é importante que seja atrativo para o consumidor.