A pandemia do novo Coronavírus impôs o fechamento do comércio e serviços em diversas regiões do Brasil. Isso tem causado enormes preocupações às empresas que temem o fechamento dos seus negócios. Em vista disso, muitos têm buscado alternativas para minimizar esse período de crise e investido em estratégias que mantenham seu trabalho sem instabilidades, como a rede de franquias Times.
A escola de idiomas adequou seu método, disponibilizando todas as aulas online, garantindo, assim, a segurança dos seus alunos e mantendo a mesma qualidade do ensino. A rede passou a oferecer 100% do conteúdo programático pela internet, por meio de aplicativos como o Zoom, Skype ou Whereby. Além disso, está disponibilizando dois cursos exclusivos e gratuitos: Inglês em Tempos de Quarentena, voltado para o momento em que estamos vivendo e Inglês no Mundo dos Negócios, com foco no mercado corporativo.
De acordo com o CEO da Times, Pedro Stuani, essas são algumas das estratégias previstas pela empresa para manter a rede saudável. “Neste momento de isolamento, nós buscamos ficar mais conectados com nossos alunos e para isso produzimos, em tempo recorde, cursos extras com conteúdos exclusivos. Num segundo momento, pensando na responsabilidade social da empresa, optamos por abrir ambos os cursos para a sociedade, levando assim, em meio ao caos que se instalou, momentos de interação e entretenimento para todos os interessados. Em menos de três dias de divulgação local, tivemos 968 inscrições”, enfatiza.
Ainda, de acordo com Stuani, agora é momento de solidariedade. “Em tempos assim, é dever da empresa retribuir algo à população. Toda empresa tem sua função social. Devemos cumpri-la. As pessoas passaram a ficar ainda mais conectadas às redes sociais, o que facilitou a divulgação por meio do marketing digital dos cursos que desenvolvemos e de forma surpreendente, houve um alto volume de inscrições. Certamente, depois que a poeira baixar, muitos alunos desses cursos gratuitos procurarão a Times para se matricular”, afirma.
Para o CEO, o setor de franquias na área educacional, até o quarto trimestre de 2019 veio expandindo e atraindo muitas pessoas para investir no ramo. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostraram que o segmento de serviços educacionais teve um crescimento de 7,4% em sua receita, faturando R$ 186,755 bilhões, com aumento significativo de unidades e de geração de empregos, à época.
“Em que pese à crise econômica já prevista, 2020 deve ser um bom ano para as franquias que criarem estratégias inteligentes. Cenários como esses nos desafiam a provar o nosso melhor e a nos reinventarmos. Pode soar estranho, mas minhas empresas cresceram durante a recessão de 2009/2010, também na recessão de 2015 a 2018. Portanto, estamos cautelosos, porém, toda a rede de franqueados está confiante e otimista, e com muita vontade de entrar em campo novamente,” conclui o CEO da Times.