Conhecido como super chá em razão do alto poder energético e antioxidante, o Matcha é o queridinho dos planos alimentares porque acelera o metabolismo e é aliado do gasto calórico. A novidade é que chegou na Tea Shop um tipo de Matcha ainda mais concentrado e de qualidade superior: o Miracle Organic Matcha, lançamento de março na maior e mais especializada rede de chás gourmet do Brasil.
O Matcha é o resultado de um processo artesanal pelo qual os brotos mais jovens da Camellia sinensis são reduzidos a um pó fino em um moinho de pedra, e sua cor verde viva resulta do sombreamento pelo qual passam as folhas para acelerar a produção de clorofila. A versão mais premium, o Miracle Organic, vem da zona de Nishio, no Sudeste do Japão, conhecida pela alta qualidade do Matcha que produz.
Neste caso, antes da colheita, as folhas da Camellia sinensis são cobertas por 21 dias para que o chá adquira o nível ideal de clorofila e nutrientes – daí o verde mais vivo e o sabor mais doce que os demais chás verdes. Pelo longo período de cobertura, trata-se de um chá raro e exclusivo, com alto teor antioxidante.
Veja a seguir as respostas para cinco perguntas frequentes sobre o super chá em pó japonês:
1. Quais são benefícios do Matcha?
Além do potente poder antioxidante, que neutraliza a ação dos radicais livres, possui alto teor de vitaminas, regula os níveis de colesterol, melhora a circulação sanguínea e o metabolismo. Também impulsiona o rendimento intelectual e a concentração.
2. O Matcha tem cafeína?
O Matcha contém teína. A cafeína e a teína são a mesma molécula, porém metabolizadas de forma diferente no organismo. A teína do chá, ao contrário da cafeína do café, é liberada gradualmente no organismo, durante cerca de quatro horas. No caso do Matcha, o tempo de liberação é ainda maior, em torno de seis horas, e sem aumento do cortisol, açúcar no sangue, insulina, pressão arterial ou frequência cardíaca. Por isso, proporciona vitalidade e concentração por um período mais duradouro.
3. Como tomar o Matcha?
O Matcha pode ser bebido frio ou quente, puro, com leite ou bebida vegetal. Também é ideal para adicionar diariamente ao suco de laranja, iogurte ou smoothie. Outra forma de aproveitar o Matcha é adicionando-o ao chá verde, turbinando ainda mais a concentração de antioxidantes e vitaminas presente na bebida.
4. Como preparar?
Ao contrário dos demais chás, o Matcha não precisa ficar em infusão. Ele é batido em um bowl com um pouco de água aquecida, e para o preparo perfeito existe uma medida e uma batedora de bambu específica. Para a versão fria, basta adicionar uma quantidade maior de Matcha e servir em um recipiente com gelo no final do processo.
5. Como guardar o Matcha?
Dentro de um recipiente em local fresco e seco. Recomenda-se mantê-lo dentro da lata, onde fica protegido da luz, umidade e altas temperaturas.