A cidade de Teresópolis, localizada a 75 Km da capital Rio de Janeiro, acaba de ganhar sua primeira escola de cursos de gastronomia e confeitaria. A iniciativa é das empresárias Flávia Figueiredo de Carvalho e Simone Seguro Jachelli Castro, que apostaram no potencial gastronômico da cidade e investiram em uma unidade do Instituto Gastronômico das Américas (IGA), a maior rede de escolas de gastronomia e confeitaria do mundo em número de unidades e de alunos e que oferece cursos livres e profissionalizantes para crianças, jovens e adultos.
“Teresópolis tem um polo gastronômico muito bem estruturado, com excelentes restaurantes e famosos eventos anuais, mas os profissionais que atuam por aqui precisavam buscar qualificação em cidades vizinhas, como Nova Friburgo, Cabo Frio e Rio de Janeiro, ou até em municípios de outros estados, como Juiz de Fora, em Minas Gerais”, conta Flávia. Após identificar essa lacuna, a dupla de empresárias, que nunca teve contato direto com o mercado gastronômico – Flávia é veterinária por formação e possui uma franquia dos Correios, e Simone tem um petshop –, foi buscar conhecimento em uma rede já consolidada. “Conhecemos o IGA em uma feira de franquias na capital, em 2019. Em outubro do mesmo ano batemos o martelo e em dezembro as obras começaram”, conta a franqueada.
A procura pelos cursos foi grande desde a inauguração da escola. “Mais de 20 pessoas fizeram a matrícula já na abertura. Antes da inauguração, o curso que despertou mais curiosidade nas pessoas foi o de confeitaria, mas o de gastronomia recebeu o maior número de matrículas”, revela Flávia. A empresária conta, ainda, que suas expectativas em torno do novo negócio são muito positivas. “Havia uma demanda reprimida na cidade e viemos para atendê-la. Almejamos ser destaque na rede IGA e elevar o nome de Teresópolis e a vocação da cidade para a gastronomia”, conclui.
O grande diferencial da rede IGA é a metodologia de ensino. “O mercado da gastronomia conta com escolas que, muitas vezes, apostam mais na teoria e menos na prática. No IGA, ensinamos os princípios por meio da experimentação. Os conteúdos acadêmicos são constantemente atualizados por um grupo interdisciplinar de docentes e chefes de vários países, avaliando sempre as últimas tendências e necessidades da área”, explica Luis Zemlenoi, diretor de expansão da marca. “Ainda, os planos de estudo são padronizados para todas as escolas, assegurando assim a qualidade educativa em cada uma das unidades IGA. Nossos cursos possuem, ainda, custo/benefício atrativo e são compostos por material didático atualizado e de qualidade”, completa.
Presente em cinco países, o IGA é uma rede sólida, sustentável e está em pleno crescimento no Brasil. Uma de suas grandes características, que a torna uma franqueadora da quarta geração (alta maturidade em governança corporativa), é a presença do board da empresa em processos importantes para o desenvolvimento das unidades. O resultado impacta diretamente na lucratividade da franquia, que chega a ter uma taxa de rentabilidade entre 20% e 25% ao mês sobre o faturamento bruto. O investimento para abrir uma escola IGA é a partir de R$ 200 mil com taxa de franquia inclusa.
Fundada em 2001, nas cidades de Rafaela e São Francisco, Argentina, o Instituto Gastronômico das Américas tem o intuito de democratizar o acesso à educação gastronômica por meio de suas 140 franquias. A rede, que chegou ao Brasil em 2008, já conta com 76 unidades em operação em 18 estados brasileiros, sendo eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Além de Brasil e Argentina, possui presença no Paraguai, Uruguai e Bolívia.