Segundo estudo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a internacionalização é uma alternativa para que as franquias mantenham o crescimento. Atualmente, são 163 redes nacionais com operações em 107 países. Os segmentos de Moda e Saúde, Beleza e Bem-Estar são os dois de maior representatividade no exterior, com 35 e 32 marcas, respectivamente.
Prova desse sucesso e do desenvolvimento do segmento da beleza no mercado internacional, está a Sóbrancelhas, uma das maiores redes especializada em embelezamento do olhar e da face. Em 3 anos com a estratégia de internacionalização, soma mais de 20 operações na Argentina e uma na Bolívia.
“A internacionalização faz parte do nosso planejamento. Começamos a internacionalizar por países da América do Sul, pois além de serem mais próximos do nosso país de origem e possuírem pontos em comum com a nossa cultura, realizamos pesquisas de mercado e constatamos que são regiões com carência de mão de obra e qualidade em serviços prestados do nosso ramo”, afirma Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas.
O plano é conquistar ainda mais o mercado internacional, alcançando Estados Unidos, outros países da América do Sul e Europa ainda este ano. A rede estima chegar a 50 unidades no exterior em cinco anos. “Antes de ir para novos países, é preciso realizar estudos profundos para ter ciência dos hábitos de consumo da sua população e, até mesmo, da legislação que o envolve, e estamos neste processo em outros países”, completa.
Atualmente a rede conta também com mais de 180 unidades no Brasil e para o próximo ano, planeja chegar a 250 unidades.