O grupo Encontre Sua Franquia, detentora de cinco redes de franquias mineiras, desembarca em São Luís (MA), em busca de novas conversões e franqueados na capital. O grupo participa da Franchise4U, feira do mercado de franquias, no próximo dia 13 de fevereiro (quinta-feira) e espera consolidar novos parceiros para todas as marcas. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas previamente para agendamentos.
Com um plano de expansão acelerado, Henrique Mol, presidente do grupo Encontre Sua Franquia, aposta nas redes que exigem um pouco mais de capital para conquistar novos investidores maranhenses, já que a aposta também é para cidades adjacentes a São Luís.
“Esse tipo de encontro é ideal para que o investidor consiga ter um contato mais próximo com a franqueadora. No nosso caso, como a matriz está localizada em Belo Horizonte (MG), é uma grande oportunidade para eles conhecerem de perto os nossos negócios e verificarem se possuem perfil para empreender”, explica Mol que reforça: “Não existe uma fórmula de sucesso, e sim, esforço e dedicação. Claro que as franquias acabam diminuindo as chances de erros e riscos, por se tratar de algo pronto e testado no mercado. Mas assim como todo negócio requer muita disciplina”, afirma o executivo.
Mol revela ainda que esses eventos possuem a capacidade de gerar uma renda muito positiva para quem participa. “No ano passado participamos de mais de 20 feiras de negócios. O resultado foi muito positivo, principalmente por levar os empreendimentos para áreas distantes”, diz.
Negócio lucrativo
Negócios que requerem um capital um pouco mais alto têm muitas vantagens e uma delas é o faturamento que acaba sendo muitas vezes três, quatro vezes maior do que os negócios conduzidos home office.
Durante a Franchise4U, o grupo leva a franquia SUAV, rede com foco em serviços de estética express. O diferencial está na estrutura na qual são oferecidos os quatro serviços mais procurados pelas mulheres no mesmo lugar: depilação a cera, esmalteria, sobrancelha e escovaria. Também não há necessidade de agendar horário, ideal para a mulher moderna que na correria do dia a dia procura por lugares práticos. A franquia SUAV exige investimento entre R$167.600,00 a R$217.900,00. O faturamento (bruto) médio mensal é estimado em R$70 mil, com possibilidade de retorno do investimento em até 36 meses.
Outra franquia em constante crescimento é a Mardelle, especializada na comercialização de artigos de moda íntima feminina, masculina e infantil, com preços acessíveis. A rede possui dois modelos de negócio: loja de rua com investimento médio de R$135 mil e loja de shopping com investimento de R$160 mil a R$200 mil. O faturamento pode chegar a R$100 mil, conforme o modelo escolhido e o desempenho do franqueado.
Microfranquia
As microfranquias – negócios que exigem investimento até R$90 mil – continuam em alta. Ideal para quem dispõem de pouco capital e querem começar o primeiro negócio próprio, elas exigem estrutura baixa, muitas das vezes com a possibilidade de conduzir a operação dentro de casa.
Dentre as redes de franquias do grupo Encontre Sua Franquia, três são microfranquias. A maior aposta durante a feira é pela franquia Acquazero, rede especializada em lavagem ecológica automotiva, que solicita investimento de R$10 mil para quem busca trabalhar delivery, com prazo de retorno do investimento entre 3 a 6 meses. A rede ainda oferece mais três modelos com investimento até R$130.600,00. “Negócios sustentáveis vêm crescendo e continuarão em alta por longos anos. Hoje, as pessoas já entendem que é necessário economizar água para não entrarmos em um verdadeiro colapso mundial. Por isso, negócios com esse viés acabam se sobressaindo no mercado”, avalia Mol.
Um dos grandes diferenciais da rede é que ela foi a pioneira no segmento de lavagem automotiva a oferecer ao cliente aplicativo exclusivo para solicitar os serviços. O que leva conveniência ao consumidor e rentabilidade ao franqueado. Atualmente, a franquia Acquazero conta com 260 unidades distribuídas por grande parte do país.
Outro negócio vantajoso para abrir com pouco dinheiro é o segmento em turismo, tendo em vista que os brasileiros estão viajando mais dentro do próprio país. A franquia Encontre Sua Viagem, rede com foco em serviços de turismo, leva dois modelos de negócios para a feira: o home office, com investimento de R$11.990, e o de loja física para quem busca algo maior e estrutura completa, que exige investimento de R$45.600,00 para se tornar um franqueado. Com lucro médio mensal de R$3 mil a 7 mil (home office) a R$15 mil (loja física), o prazo de retorno varia de 3 a 12 meses (home office) até 24 meses (loja física).
Também nesse universo de preço baixo, encontra-se a Quisto. A corretora de seguros, que está há quase dois anos no franchising, vem surpreendendo pelo crescimento expressivo e hoje soma 100 operações através do modelo home office. O investimento é de R$17.600,00 (incluso taxa de franquia e capital de giro), com previsão de R$7 mil de lucro médio mensal e prazo de retorno de 6 a 12 meses.
O empresário espera fechar cinco novos acordos com sua participação no evento. A holding já possui quatro unidades somente em São Luís, através das redes Acquazero, SUAV e Encontre sua Viagem.
Cidade com oportunidades
Segundo dados apontados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente ao terceiro trimestre de 2019, a região nordeste conta com 934 redes de franquias e 15.827 unidades distribuídas por nove estados. O segmento de alimentação desponta em primeiro lugar com 3.803 unidades, o que representa 24% da participação. Ainda segundo a Associação, a região nordeste faturou R$6,507 bilhões durante o terceiro trimestre, crescimento de 10% em comparação com o mesmo período de 2018.
“O mercado de franquias é a melhor alternativa para quem quer investir no próprio negócio. A franqueadora disponibiliza toda sua experiência e oferece o suporte necessário para manter um negócio com bom rendimento”, conclui o empresário.
Todas as informações necessárias para iniciar as operações podem ser obtidas pessoalmente na Franchise4U: o evento permite o encontro de interessados com os responsáveis pelas marcas de seu interesse através de uma reunião individual de 30 minutos. É uma chance única de conhecer o negócio de perto e conversar, expor dúvidas e debater com quem realmente sabe do que está falando.