Estudantes que buscam uma melhor classificação nas universidades já estão correndo atrás dos seus objetivos. O ano letivo mal começou, mas escolas de cursos profissionalizantes já registram o ingresso de estudantes interessados em cursinhos preparatórios.
A rede de franquias Via Certa Educação Profissional, com atuação no mercado de cursos profissionalizantes, deu início no final de janeiro a entrada de estudantes para cursinho específico do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nas 30 unidades da rede.
André Marchi de Oliveira, diretor de operações da Via Certa, afirma que o curso é individualizado e indicado para estudantes matriculados no Ensino Médio ou que tenham acima de 18 anos. As salas da Via Certa já registram a movimentação e a expectativa é de ao menos mil matrículas voltadas aos cursinhos preparatórios somente este ano.
“É interessante observar como os pais, e claro, os próprios alunos estão empenhados em obter boas notas nos estudos. Quando o ano começa é a hora de fazer planos e traçar metas e entrar em uma boa universidade está nos sonhos dos estudantes que estão prestes a concluir o Ensino Médio. Por isso, acreditamos que a procura deverá ser intensa nas próximas semanas”, diz Oliveira.
Nos últimos anos o Enem tomou dimensões gigantescas por ser considerado o maior vestibular do país, somente em 2019 foram quase quatro milhões de inscritos. O exame foi criado para avaliar a qualidade de ensino no Brasil, mas a colocação pode influenciar na entrada à uma universidade, bem como, à programas do Governo Federal, como Fies, Prouni, Sisu e Sisutec.
Oliveira pontua que o cursinho tem o objetivo de estudar conteúdos interdisciplinares, o que possibilita estudar mais de uma matéria ao mesmo tempo. O cursinho oferecido pela Via Certa para o Enem tem duração de 18 meses, com duas horas semanais, com possibilidade do aluno fazer mais horas durante a semana.
Concursos públicos
O início do ano também é propício para quem busca uma vaga em carreira pública, cada vez mais disputado, principalmente após o número de demissões no país. Cerca de 10 milhões de brasileiros se preparam todo ano.
Oliveira conta que a concorrência por uma vaga está cada vez mais acirrada e os motivos que mais despertam o interesse é o bom salário, segurança do trabalho fixo e a estabilidade.
“A dificuldade de conseguir um emprego faz com que aumente a procura por cursinhos. Este ano esperamos um crescimento de 15% no número de matriculados. Para quem busca fazer cursinho a dica é dedicação. É necessário dedicar tempo e energia para que o objetivo seja alcançado. No final, é recompensador”, finaliza o diretor de operações.
A Via Certa está presente nos estados de São Paulo, Paraíba e Mato Grosso do Sul, com 30 operações ativas no momento. Com uma metodologia híbrida, a rede promove aulas individualizadas e vivenciais. São mais de 40 cursos representados em sete áreas (administração e vendas, beleza e estética, idiomas, indústria e energia, preparatórios, saúde, informática e tecnologia) o que permite qualificar o cidadão brasileiro de forma dinâmica, interativa e customizada.