Mesmo em comparação à outros mercados, como Estados Unidos e China, os números do delivery no Brasil só crescem. Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o Brasil movimenta R$ 11 bilhões a cada 12 meses com este mercado.
“Nos últimos anos, o setor que mais aumenta em relação às marcas inseridas no mercado, números de unidades e faturamento é o de alimentação e, no varejo, não dá para desvincula-lo do delivery. Há muito espaço para crescer dentro deste mercado. Ainda existem restaurantes que estão se habituando com estes novos perfis de consumidores e outros iniciando suas atividades no modelo cozinha-fantasma, dark kitchen. O mercado está mais exigente também e o ramo de franquias tem evoluído muito frente às novas demandas, já que sobrevive quem realmente tem compromisso com aquilo que se propõe”, declara Jhonathan Ferreira, diretor executivo da Neo Delivery.
A Neo Delivery é uma startup que atua por meio de um aplicativo para smartphone com painéis administrativos adaptáveis para desktops. A ideia é que usuários espalhados em todo o território nacional se beneficiam do serviço de moto frete de tudo que se pode ser transportado sobre uma motocicleta a preços e estimativa de tempo de entrega diferenciados do que é praticado no mercado, por conta da inteligência de cruzamento de dados da plataforma.
Os clientes podem solicitar através do aplicativo, coleta e entrega, ou apenas entrega, dos mais variados tipos de mercadoria. Ainda como perfil de usuários/clientes existem os estabelecimentos dos mais variados segmentos, em parceria com o app ou não, que suprem a necessidade de entregar suas mercadorias vendidas e, por fim, os usuários/parceiros motos entregadores que se beneficiam da demanda gerada pelo aplicativo de solicitações de serviço de moto frete.
“Temos orgulho de iniciar de forma pequena como qualquer um no mercado, resguardada as proporções, com o pensamento de “gente grande”. Planejamento estratégico, gestão, estrutura física e de pessoal capacitada voltada ao sucesso do cliente, clareza de objetivos, propósito e cultura de marca bem definidos e disseminados entre colaboradores e parceiros de negócio, fazem parte da cultura da nossa empresa”, conta o Jhonathan.
A Neo Delivery tem como objetivo principal inserir no mercado um serviço com custo-benefício justo fazendo valer a comodidade de receber a encomenda no local e hora mais apropriados para a necessidade do momento num tempo cada vez mais reduzido e, por outro, gerar demanda para os profissionais motos entregadores através de uma plataforma intuitiva que possibilita suprir a necessidade de ambos os perfis em poucos cliques. Sendo assim otimiza a rotina diária das pessoas ao oferecer uma solução que reduz os riscos dos estabelecimentos e gera demanda de trabalho para o empreendedor motofretista.
Sua cultura está apoiada nos pilares da sustentabilidade – preservação do meio ambiente através do uso coletivo de entregas para curtas distâncias, otimização econômica tanto da empresa em si quanto dos envolvidos no processo de consumo do serviço e desenvolvimento social da classe com menos acesso à recursos que proporcionariam avanço intelectual e profissional.
Com sede em São José do Rio Preto (São Paulo) e sob a gestão administrativa da franqueadora Neo Franchising, a Neo Delivery tem como expectativa realizar cerca de 300 mil entregas por mês e fechar parcerias inicialmente com 3 mil estabelecimentos. “Procuramos parceiros de grandes redes de supermercados, farmácias, lojas de roupas, itens de reparo/construção, peças de carro, e-commerces, entre outros”. A rede também está em busca de entregadores que serão parceiros do negócio.
A ideia de criar a Neo Delivery surgiu das dificuldades de custos de entrega, falta de profissionais, comprometimento, qualidade no atendimento e responsabilidade trabalhistas, enfrentados pela rede de lojas Brasileirinho Delivery. Foi aí que Jhonathan Ferreira e sua esposa, Julie Ane Guimarães, que já foi responsável por uma das unidades da rede de alimentação, criaram a plataforma. A partir de março a rede será a entregadora oficial da Brasileirinho Delivery, já a inauguração da unidade piloto acontece em abril, mês em que a franquia será inaugurada oficialmente.
A empresa espera ainda ter 20 franquias no primeiro semestre do ano, atingir faturamento de R$ 7 milhões em transações na plataforma, e 40 unidades no final do ano. Para quem tem interesse em se tornar franqueado, a rede oferece entre outros diferenciais, planejamento de gestão, suporte para os usuários finais e estrutura pensado para desenvolvimento profissional do franqueado.
A expansão da rede acontece em todas as regiões do país com foco nas capitais, regiões metropolitanas e cidades estratégicas – de 250 a 700 mil habitantes. “Cidades com menor densidade populacional, como aquelas com menos de 250 mil habitantes também compartam a operação no modelo de franquia. A estratégia para elas é que atuem como complemento de uma região nos moldes das demais”, explica o diretor.
O trabalho do franqueado pode ser executado em modelo home office bastando para tanto um local adequado onde se possa realizar análises de desempenho na plataforma, plano de prospecção e acompanhamento de clientes, ligações para clientes e fornecedores, receber treinamento e consultoria da franqueadora, além de equipamentos pertinentes a atividade como computador, impressora, mesa, cadeira, celular e serviço de internet. Havendo necessidade devido ao crescimento da rede de negócios, usuários finais e motos entregadores parceiros cadastrados na plataforma a opção mais assertiva é ter um local que contenha espaço para treinamento para 20 pessoas, show room, sala de reunião, cozinha, banheiro e sala de trabalho – números baseados para cidades a partir de 350 mil habitantes – com imóvel de metragem quadrada entre 130 a 150 metros.
A rede procura sobretudo, franqueados com perfil comunicativo para desenvolver um bom relacionamento com sua rede de negócios, além de ter afinidade com aprimoramento de pessoal. A atividade possibilita certa flexibilidade, por isso, a rotina pode ser, se bem organizada, dividida entre outras ocupações.
“A necessidade no mercado existe, os hábitos de consumo vão mudando e a probabilidade de se expandir para outros nichos que não o da alimentação também. Nossa estratégia se baseia em através da tecnologia, oferecer rotas otimizadas, encurtamento de trajeto percorrido por meio de soluções online e autonomia de parceiros no ato do recebimento seja pelo serviço de motofrete ou pelo produto vendido, fazendo com que as entregas se tornem mais rápidas e baratas. O intuito é proporcionar vantagens, tais como preço justo e agilidade na entrega a todos os envolvidos, surpreendendo o usuário final e aliviando os estabelecimentos e, devido à otimização de rotas, favorecendo os parceiros motofretistas garantindo bom faturamento”, conclui Jhonathan Ferreira.