Com 180 metros quadrados, a loja localizada no Shopping SP Market, na capital paulista, inaugurou no dia 23 de novembro e levará ao ponto de venda um pouco da emoção que a Piticas proporciona em grandes eventos como a Comic Con e a Brasil Game Show. “Sentimos falta de o cliente estar em ambientes diferentes dentro do shopping, mas as lojas de 30 ou 40 metros quadrados inviabilizavam isso”, conta Felipe Rossetti, sócio-fundador da marca. “Após a oportunidade de ocupar espaços maiores, criamos um novo modelo de negócios, a Piticas Experience, focada em experiência e produtos”.
Na contramão da crise econômica brasileira, a Piticas, marca líder em vestuário inspirado na cultura pop e no universo geek, registra aumento de 22% no faturamento desde o início do ano, em comparação com 2018. No embalo dos bons resultados, a marca se prepara para novos passos.
A Piticas Experience prevê a abertura de uma nova loja de 230 metros quadrados no Norte Shopping, na cidade do Rio de Janeiro. Para 2020 já estão programadas a inauguração no Shopping Tucuruvi, em São Paulo e outra em Fortaleza (CE). Com atrações especiais que mudarão a cada três meses ou menos, os espaços terão tudo para atrair os consumidores da marca, carinhosamente conhecidos como pitifãs. “Queremos encantar o cliente, fazer com que se sinta imerso no mundo da cultura pop e tenha sensações diferentes do que sentiria em qualquer outra loja”, diz Rossetti.
Entre as atrações que em breve devem passar pela Piticas Experience estão o sofá oficial de Friends (único do Brasil!); a nave de Rick & Morty que foi criada especificamente para a Piticas na Comic Con 2018, pela Cartoon Network; Bat-mobil oficial e bonecos live size em espaços customizados. Isso sem contar os corners para as maiores marcas do portfólio: Harry Potter, Star Wars, Marvel, Funko e DC Comics — este último feito sob medida para os gamers: um PS4, com jogos da DC da Warner Bros.
Em uma fase de retração, com empresas enxugando a operação e reduzindo custos, a Piticas entende que esse não é o caminho. “O mercado do varejo está mudando, as marcas precisam se reinventar, por isso apostamos em novos conceitos”, informa Rossetti. “Identificamos uma lacuna de experiências nos shoppings, que normalmente só conseguem proporcionar isso em datas sazonais ou eventos temporários, e queremos proporcionar ao consumidor brasileiro esse novo jeito de comprar.”
Bons resultados
Sem medo de percorrer novos caminhos, a Piticas bateu a marca de 400 unidades abertas em outubro e prevê encerrar o ano com 450 pontos de venda. A marca celebrou um crescimento de 22% em relação a 2018, e espera vender quatro milhões de peças até o Natal.
“Com o novo modelo de negócio da Piticas Experience, a expectativa é que a venda por metro quadrado atinja outro patamar. Projetamos que tenham um aumento de 120% nas vendas no ano que vem”, finaliza o empresário.