O mercado de educação é um dos setores com melhor desempenho no Brasil. Uma pesquisa promovida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado este ano, aponta que o número de empresas de diversos setores diminuiu no Brasil entre 2013 e 2017, e apenas o de educação cresceu nesse período – o equivalente a 37,5%.
A pesquisa, baseada no Cadastro Central de Empresas, mostrou que o país encerrou 2017 com pouco mais de cinco milhões de empresas ativas – uma redução de 6,73% em relação a 2013 e o pior número desde 2009, quando haviam cerca de 4,8 milhões de empresas no País. Por outro lado, o segmento de educação foi o que mais cresceu entre 2013 e 2017, passando de 1,3 milhão de empresas ativas para quase 1,8 milhão.
Franchising
De olho nesse desempenho, muitas pessoas buscam no franchising a oportunidade de abrir um negócio próprio, assim como fez o empresário de João Pessoa (PB), Diogo Farias Leandro, 34 anos. “O ramo da educação me fascinou pelo seu crescimento até em momentos de crise. Vejo que a educação não deixa de estar entre as prioridades dos brasileiros porque é através delas que eles têm a oportunidade de se destacar e crescer no mercado. É um serviço sem sazonalidade, se tornando um ótimo negócio”, explica Diogo.
O empresário investiu na franquia de educação profissional Via Certa Educação Profissional. A rede conta hoje com mais de 30 cursos nas áreas mais buscadas pelos brasileiros, como: administração, marketing, indústria e energia, informática, línguas, saúde, estética, entre muitos outros. A duração do curso varia de seis meses a dois anos, e o custo mensal é bem acessível: a partir de R$119,90.
A metodologia é diferenciada e conta com um sistema de ensino híbrido que mescla a disciplina entre aulas por uma plataforma online – em que apresenta uma série de lições e explicações, e com especialistas da área.
“O sistema de franquias facilita todo o processo burocrático, eles mesmo fazem essa frente. E, além disso, oferece a nós franqueados respaldo e know-how de mercado e até mesmo de empreendedorismo. Eu alinhei o útil ao agradável”, fala.
Classe C
A inauguração ocorre hoje (27). Essa será a primeira unidade da Via Certa em João Pessoa. O empresário diz estar bastante motivado com a chegada da escola na cidade, principalmente por atingir o público alvo presente na região. “É voltado para a classe C. Aqui no nordeste, esse é um grande mercado a ser explorado”, aborda.
Diogo explica que por lá o potencial de fato é gigantesco. A maioria da população é público-alvo dos cursos que a Via Certa oferece, mas que poucas empresas investem nesta área específica. Ele ressalta que existe uma grande concorrência em universidades e cursos técnicos, mas poucos oferecem cursos profissionalizantes para pessoas que procuram efetivamente o primeiro emprego ou então que estão desempregadas no momento e querem rapidamente aprender algo novo. “A classe C é predominante em todo o Brasil, e no Nordeste é ainda mais. Quem consegue oferecer serviços de qualidade para este público tem meio caminho andado para o sucesso. Minha aposta será mesclar o serviço de qualidade a um preço acessível”, afirma.
O franqueado que possui mais dois negócios paralelos, diz que a expectativa é de alcançar nesse início, pelo menos 200 alunos (número de matrículas calculado que pague as despesas da empresa). Depois que a quantia for atingida, ele então revela reavaliar todos os objetivos e trabalhará em cima do potencial da escola no bairro e na cidade.
“Tenho uma vontade imensa de vencer, estou comprometido em aliar o sucesso empresarial com a possibilidade de ajudar a melhorar a sociedade. Acredito que o melhor programa social do mundo é o emprego. Poder gerir uma empresa que garantirá emprego direto a várias famílias já me deixa muito satisfeito. Além do mais, trabalharei diretamente num negócio que dará a oportunidade a milhares de pessoas de poderem aumentar os seus conhecimentos, melhorar suas habilidades profissionais, como a possibilidade de mudar de emprego, melhorar seus salários e desta forma alcançar os seus sonhos”, finaliza.