Quem investe em um negócio logo pensa em faturar. Claro que para chegar até esse ponto, antes, é preciso enfrentar uma jornada de muito esforço e dedicação. As franquias, porém, encurtam esse trajeto e até aceleram o processo com seus programas de estratégias aliados ao suporte e know-how de especialistas que já tem domínio sobre os segredos e costumes do mercado.
As franquias costumam indicar um prazo de retorno de investimento (payback) que é, geralmente, projetado com base em uma média dos resultados da rede ou em uma unidade piloto. Entretanto, é preciso ter clareza de que esse prazo não é uma garantia, e sim uma estimativa da franqueadora. No raio-x de uma marca, por exemplo, esse item sempre está presente informando o tempo previsto.
Muitos desses negócios prometem um retorno rápido avaliado em pouquíssimos meses, porém, geralmente sob a condição de um investimento baixo. Em linhas gerais, essas marcas se caracterizam como microfranquias (investimento de até R$90 mil), ou como são popularmente conhecidas: franquias de baixo custo.
A ABF (Associação Brasileira de Franquias) fez um levantamento com franquias que atuam no Brasil com os dois modelos de negócios: franquias e microfranquias. O prazo de payback para as franquias geralmente é de 12 a 18 meses, já para as micros, o retorno é de 6 a 12 meses apenas.
Retorno a partir do primeiro mês
A Gigatron Franchising é uma franquia especializada na criação de software de gestão, na qual, promete um retorno bem rápido. Para o modelo home office, cujo investimento inicial é de R$10.500, o tempo previsto é de um a doze meses. Já para a loja física, com investimento inicial de R$13.200, a previsão é de três a doze meses.
Marcelo Salomão, diretor da marca, explica que isso é possível porque nos fechamentos de contrato são geradas receitas recorrentes para utilização dos produtos, além disso, “O franqueado ainda presta outros tipos de serviços e venda de produtos. Por exemplo: quando um restaurante contrata o Gigachef, além do sistema ter um contrato mensal, o franqueado também pode realizar a venda dos equipamentos e da infraestrutura. Tivemos casos onde um restaurante investiu R$30 mil reais para fazer a implantação completa”, explica, falando mais sobre as possibilidades de ganhos, “Se você fizer uma escala de receita, onde o franqueado consiga conquistar um cliente por semana, em um ano ele terá 52 clientes com faturamento anual de 100 mil reais”, explica.
Hoje a Gigatron possui mais de 70 unidades espalhadas por todo o Brasil. Desse total, grande parte se resume a cases de sucesso quando o assunto é payback assertivo. Porém, Marcelo revela que existe uma parcela que demora um pouco mais para alcançar esse ponto, e quando isso acontece, a marca faz todo um acompanhamento personalizado para entender o que está acontecendo e os pontos falhos para reverter a situação.
Contudo, o empresário revela que é necessário ter certas características para o negócio ir bem, como entender um pouco de empreendedorismo e ter principalmente disposição. “Muitas pessoas acreditam que por ser uma franquia é só esperar os resultados chegarem, mas não é bem assim. É preciso se mexer para fazer as coisas acontecerem. Nós mostramos o caminho, mas o franqueado precisa trilha com suas próprias pernas”, diz.
Teste drive
A rede proporciona ao interessado em adquirir uma unidade a chance de entender um pouco como funciona o negócio através do test drive dos produtos. O candidato pode fazer a instalação dos mesmos sem qualquer custo, aprender sobre ele e acessar a documentação por até trinta dias.
A Gigatron possui a TV Giga para auxilia-lo na utilização e simulações dos ambientes, além do suporte comercial e técnico básico para colaborar com o teste. “Assim eles podem verificar se nossos softwares irão atender a necessidade do público que buscam e a entenderem de perto porque geramos uma boa receita e, assim, um rápido retorno. Este indicador ajuda o empreendedor a tomar uma decisão precisa”, finaliza Marcelo.