Com 12,6 milhões de desempregados no Brasil, abrir o próprio negócio tem sido a saída para muitos brasileiros. De acordo com a última pesquisa do Sebrae, o primeiro semestre de 2019 registrou um aumento de 20% no número de empresas abertas em comparação ao mesmo período do ano passado. O chamado empreendedorismo por necessidade voltou a crescer entre uma parcela da população, que não conseguiu um recolocação no mercado de trabalho.
Foi através do empreendedorismo por necessidade que grandes redes de franquias surgiram no mercado, como Casa de Bolos, no interior de São Paulo, e Pello Menos, no Rio de Janeiro.
A Casa de Bolos, por exemplo, surgiu após Rafael Ramos, diretor de marketing da rede e filho da empreendedora Sônia Ramos, perder o emprego numa grande multinacional. Juntos, mãe e filho começaram a vender bolos nas ruas de Ribeirão Preto/SP e, rapidamente, viram o sucesso do negócio ganhar forma e atrair interessados em franquear o nome que se tornou sinônimo de qualidade no segmento. “Na época, era uma necessidade, mas hoje, analisando nossa trajetória, vejo que sempre houve uma veia empreendedora em nossa família”, declara Rafael Ramos.
Outra rede que surgiu da necessidade de empreender foi o Pello Menos. Criada pela carioca Regina Jordão, que contrariou amigos e familiares ao apostar num negócio que, a princípio, não parecia ser uma boa ideia: um instituto de depilação a cera em plena Cidade Maravilhosa. Maluquice aos olhos de uns, Regina fundou a rede e provou que, mesmo na correria, muita mulher arranja um tempinho para cuidar de si. Para Regina, oportunidades de empreender sempre existem, mas são mais comuns em tempos de crise. “O tino empreendedor está em ofertar soluções para os problemas de um determinado público. A necessidade faz acelerar esse processo, nos obrigando a aproveitar essas oportunidades”, afirma.