O bairro de Petrópolis, localizado na zona Norte de Porto Alegre, está agora no mapa da rede de pet shop da Petland, do Grupo Brasil Pet. A empresa abriu a segunda loja na capital gaúcha, na Av. Protásio Alves, 2989.
A expansão da marca no Sul do país dá velocidade ao crescimento de toda a rede, comprovando o sucesso do modelo de negócio. André Miranda, que está assumindo o comando da nova unidade em Petrópolis, é médico veterinário e já trabalhou com animais de grande porte. Apesar de não ter um histórico com o setor pet, viu na Petland uma oportunidade em redescobrir outras áreas da veterinária. “Ainda há muito o que se explorar no setor pet, que cresce a cada ano. Vi na Petland uma oportunidade de acompanhar esse crescimento, através de uma franquia consolidada, o que me dá tranquilidade para empreender”, explica.
O primeiro contato com esse tipo de empreendimento foi estimulado por amigos já franqueados da marca. “Escolhi a Petland por ser uma empresa de renome e porque já conheço pessoas que abriram o negócio, então me senti confortável e mais seguro. Além disso, vai ser um prazer trabalhar em um setor que abraça minha profissão. É gratificante trazer bem-estar aos animais com ajuda de uma empresa séria”, conclui.
Atualmente, a Petland tem 100 lojas, distribuídas por 16 estados. O objetivo é chegar a 400 unidades até 2022. A rápida expansão deve-se ao modelo de negócios bem-sucedido da marca americana, presente em 19 países, que vem sendo replicado no Brasil, desde o início das operações, em 2014.
“O Brasil possui a segunda maior população de cães e gatos do planeta e é o terceiro maior mercado do mundo em faturamento. Este, apesar da crise, vem crescendo 7% ao ano”, afirma Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland.
A operação brasileira adota um modelo diferenciado. A expansão da rede acontece não somente por meio da abertura de novas unidades, mas também através da conversão de bandeira ou lojas que já existem. A Petland acredita que a gestão pode transformar o varejo pet no Brasil. Por isso, os franqueados têm à disposição um suporte completo, que inclui treinamentos nas Universidades Físicas e Online, Programa de Apoio Petland (PAP), Ferramentas de Gestão e participação em eventos e convenções de vendas.
Para se manter competitiva, a Petland tem uma gestão apoiada por quatro pilares: Atendimento baseado em transmissão de informação ao cliente; Experiência de compra real aos visitantes; Responsabilidade Social; e Política de Preço Justo têm dado certo. O prazo de contrato com o franqueado é de cinco anos, e o retorno vem de 29 a 36 meses.
Clínicas veterinárias
A rede de clínicas veterinárias Dra. Mei, outra franquia do Grupo Brasil Pet, é um modelo de negócio que valoriza a Medicina Veterinária preventiva de forma democrática e com preço justo a toda população. Os serviços oferecidos trazem como diferenciais competitivos o agendamento para todos os procedimentos, o que reduz o tempo de espera, além de melhorar a experiência do cliente. Além disso, o uso da tecnologia nos prontuários 100% digitais permite unificar as informações e melhora a qualidade nos processos. As operações podem ser dentro de unidades Petland e também de forma independente. Em 2019, mais 20 unidades Dra. Mei devem ser abertas, e a estimava é chegar a 250 clínicas até 2022.
Marca própria
Entre outras novidades que o Grupo Brasil Pet introduziu na rede de lojas estão os produtos de marca própria Pet Choice, que oferecem qualidade, preço competitivo e apresentam um design moderno e divertido. Atualmente, são vendidos areia para gato, tapete higiênico, snacks e caminhas. Todos os produtos vendidos da Pet Choice têm um percentual revertido à Aila (Aliança Internacional do Animal), ONG que atua em prol dos animais há 19 anos no Brasil e a primeira a apoiar o trabalho da Petland no país. Outras categorias de produtos como brinquedos e acessórios serão incorporados ao portfólio ao longo de 2019.