Famosa nos Estados Unidos, a Garage Sales é uma tradição bastante conhecida no país, na qual os moradores selecionam produtos quase novos ou nunca usados e os vendem por um valor mais baixo que os de mercado. Criada em 2015, a Arena Baby foi inspirada neste conceito.
Fundadores da rede e adeptos ao Garage Sales, os irmãos Giovanna Domiciano e Flávio Thenório adaptaram este modelo bastante difundido nos EUA para poderem utilizá-lo no Brasil, focando como público-alvo bebês e crianças. O formato de compra na Arena Baby é simples: os clientes levam produtos que não sejam mais utilizados por seus filhos ou parentes e geram créditos em dinheiro para compra de outros produtos novos ou seminovos da loja.
Com 8 lojas em funcionamento e 4 em fase de implantação, a rede se prepara para a inauguração no Jardim Paulista, bairro famoso de São Paulo. E com isso, se inicia a fase de captação de peças.
“A fase de captação é muito importante para o início do trabalho. Nossos franqueados passam por um treinamento para aprender todos os processos manuais e técnicos sobre cada função da loja, inclusive sobre a avaliação dos produtos”, comenta Flávio Thenório, fundador da rede.
Durantes os 15 dias que antecedem a inauguração a unidade fica responsável em receber as peças que farão parte do acervo. As peças devem estar em ótimo estado de conservação, limpas e sem manchas, após a avaliação os itens gerarão um crédito que pode ser trocado por dinheiro ou por produtos da própria loja.
A inauguração acontecerá no próximo dia 16 de outubro, das 09:30 às 18:30 e a captação começa a partir do dia 27 de setembro. A avaliação das peças é feita na hora, todos os dias e não precisa ser agendada, porém sempre até uma hora antes do fechamento da loja.
Reajuste no valor de investimento
Em 2016 a Arena Baby ingressou no franchising e após 2 anos, percebeu que era possível fazer alguns ajustes para tornar o negócio mais atrativo para o potencial franqueado. “Hoje nosso investimento inicial passou de R$250 para R$159 mil e o faturamento continua sendo o mesmo para os franqueados, os ajustes foram ótimos para atrair novos investidores”, comenta Flávio.
A rede é atrativa tanto para investidores quanto para o consumidor final, devido à economia nos preços dos produtos. Hoje, a Arena conta com 10 unidades e crescimento de 900%, atingindo faturamento de R$ 6,6 milhões anual. A expectativa é que em cinco anos a rede já possua 147 lojas espalhadas pelo país.
Crescimento do setor de moda infantil
Segundo a última Pesquisa Trimestral de Desempenho divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de moda infantil contou com um crescimento de 4% com relação às redes em funcionamento no segundo trimestre deste ano, chegando a um faturamento de 4,868 milhões de reais, um aumento de 3,9% em relação ao ano passado.