Em 2005, a 5àsec foi a lavanderia pioneira a investir no sistema de delivery no Brasil. A oportunidade surgiu por conta de uma necessidade do mercado e virou um serviço padrão nas 448 unidades da rede. Apesar de atuar no segmento de serviços, a ideia foi bem aceita tanto pelos consumidores quanto pelos franqueados, que viram o faturamento nas unidades crescer por conta desta alternativa. Entre os exemplos, a unidade de Niterói, localizada no estado do Rio de Janeiro, mostra a importância do serviço de entrega na região, que representa 60% do faturamento mensal da unidade.
Quando se fala em delivery, já imaginamos algo relacionado à comida, certo? Mas este tipo de serviço ultrapassou fronteiras e agora diversos segmentos do mercado utilizam esta alternativa. Além de melhorar a qualidade de vida dos clientes, o serviço de entrega proporciona um aumento das vendas. Na 5àsec, por exemplo, essa novidade foi oferecida pela primeira vez aos consumidores da marca em 2005. “Esta foi uma demanda do próprio mercado. Vimos que os clientes não tinham tempo de levar ou retirar as peças nas lojas e perguntavam muito sobre o delivery para as atendentes no balcão ou por telefone. Os próprios franqueados sugeriram a implantação desse tipo de serviço, que foi padronizado e é obrigatório na rede, e agora colhem os frutos”, revela o diretor Comercial da 5àsec, Alex Quezada.
Entre os exemplos, podemos citar a unidade do franqueado, Sérgio Luiz Zamprogno da Costa, localizada em Niterói, no Rio de Janeiro. A lavanderia foi inaugurada em novembro de 2018, mas já apresenta uma curva de crescimento considerável, obtendo resultados dentro do previsto. “Quando decidi investir em uma franquia, optei por uma marca forte no mercado e que se destaca pela questão da qualidade. Mas, a escolha do ponto foi fundamental para o sucesso do negócio. Minha primeira unidade foi implantada em Niterói, no bairro nobre de Icaraí. Grande parte do público que mora nesta região, trabalha na capital, tem que enfrentar trânsito intenso e, às vezes, encontra dificuldade de estacionar o carro. A região também conta com pessoas da terceira idade. Todos esses fatores contribuem para um aumento da demanda do serviço de delivery na minha unidade, que hoje representa 60% do nosso faturamento mensal”, explica o franqueado.
Com o sucesso do negócio na região e os resultados positivos, o franqueado decidiu inaugurar a segunda unidade em Niterói. O ponto de coleta foi implantado no início deste mês, na Gavião Peixoto. Neste modelo de negócio, há apenas as atendentes de loja e o serviço de passadoria. Dessa forma, as roupas são enviadas para serem limpas na loja padrão do mesmo franqueado, que tem maquinário suficiente para processar os pedidos de ambas unidades. “Graças a verticalização, Niterói se tornou um local atrativo para implantar uma franquia. Temos alto fluxo de pessoas, apartamentos menores, além de um mix de público comercial, residencial e corporativo. Tudo isso, contribui de forma direta para a procura e manutenção do nosso negócio e do tipo de serviço que oferecemos. No início de 2020, já fechei contrato com a franqueadora para implantar a terceira unidade, na mesma região”, ressalta Costa. Vale ressaltar que os pedidos do delivery podem ser efetuados na própria loja, por telefone ou por meio do e-commerce.
Formado em Engenharia Civil, Sérgio Luiz Zamprogno da Costa sempre atuou no mercado de Engenharia, nas áreas de Imobiliária, Energia e Infraestrutura, tanto no Brasil quanto no exterior. No ano passado, tomou a decisão de sair do emprego atual para investir em um novo ciclo de desafios, buscando negócios para empreender no estado do Rio de Janeiro. Começou a procurar na internet e optou pela franquia, pois há todo o apoio da franqueadora que já tem experiência no segmento, além de investir em um modelo de negócio testado e formatado. Como o intuito era apostar em algo em Niterói, a 5àsec foi a opção mais atraente para a região, além de ser uma marca consagrada no mercado.