Após marcar presença recentemente na ABF Franchising Expo em São Paulo, a Acquazero (rede especializada em lavagem ecológica automotiva) também participará da 13ª edição da Expo Franchising ABF Rio, que ocorrerá de 12 a 14 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro (RJ). Essa é uma das dez maiores feiras de franchising do mundo.
A Acquazero é a maior rede de estética ecológica automotiva do Brasil, com 240 unidades atuando através de quatro modelos de negócios: home office, Standard, Prime e Satélite, com investimento inicial a partir de R$10 mil. Cada franquia lava em média 20 carros por dia, ou seja, no total 144 mil veículos são limpos por mês. Somente em 2018 foram poupados 43 milhões de litros de água. Esse ano a meta da franquia é economizar 50 milhões de litros e conquistar 300 unidades em operação.
Franquia sustentável
Um dos grandes diferenciais da rede é o serviço sustentável que a marca oferece. Utilizando apenas 300ml de água, o processo remove a sujeira do veículo por completo, em contrapartida uma lavagem tradicional utiliza 300 litros de água. O produto utilizado possui em sua composição, entre outros elementos, a cera de carnaúba que possibilita facilitar a remoção da sujeira sem arranhar ou riscar a pintura. Em apenas 30 minutos o automóvel está limpinho e brilhando.
Para atrair olhares de quem passa pela feira, a Acquazero fará a demonstração de limpeza ecológica em um carro no stand. A intenção é mostrar que é possível limpar um veículo usando apenas um copo de água.
Além da lavagem ecológica, a Acquazero conta com mais de 15 serviços, desde enceramento a impermeabilização de estofados utilizando sempre produtos biodegradáveis, outra premissa da marca para não agredir o meio ambiente.
Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero conta que os serviços sustentáveis dentro e fora do país tende aumentar a cada ano. “A sociedade já está se atentando que é necessário cuidar desse bem tão precioso que é água, o meio ambiente, principalmente os mais jovens já conseguem visualizar essa questão com outros olhos mudando o comportamento de consumo, o que faz com que se torne fator inevitável de ser seguido pelo empreendedorismo”, diz.
Expansão
Com 240 operações, sendo três no Rio de Janeiro (capital) e cinco espalhadas pelo estado fluminense como Duque de Caxias, Nova Friburgo, Nova Iguaçu e Teresópolis, o empresário espera fechar 15 acordos oriundos desta feira para o estado do Rio.
“As pessoas já enxergam a importância de economizar água no seu dia, até mesmo em locais onde há água em abundância, que não sofre tanto com o período de seca como algumas regiões. É algo que se torna um hábito quando é praticado diariamente”, afirma Mol.
A Acquazero recentemente deu início o projeto de internacionalização. Para isso, vem participando ativamente de feiras de franquias espalhadas pelo mundo. A intenção foi começar o projeto de internacionalização por mercados mais fáceis, como Argentina, Peru e Colômbia, porém já estão seguindo para mercados mais complexos, entre eles, a Europa, principalmente Portugal, além da América Latina e Estados Unidos.
Crise hídrica
Estudo do Instituto Trata Brasil revelou que de cada 100 litros de água captada, tratada e pronta para ser distribuída, 38 litros, nós brasileiros deixamos escorrendo pelos ralos. Achou pouco? Essa água daria para abastecer sete mil piscinas olímpicas por dia, o bastante para três em cada dez brasileiros, o que equivale a 60 milhões de pessoas. No período de um ano esse desperdício de água custa R$11 bilhões, muito mais do que investido em água e esgoto no país.
Outro estudo, mas realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) indica que 60,9 milhões de pessoas podem ficar sem água no Brasil em prolongado período sem chuva. Destas, 11,8 milhões estão na capital fluminense, equivalente a 68,8% da população do estado. A Agência propôs um conjunto de 99 obras prioritárias, como novas barragens, dutos e canais, que já constam no Plano Nacional de Segurança Hídrica. Destas obras, nove seriam no Rio de Janeiro com custo estimado em R$5,1 bilhões.