Em tempos de recessão econômica, uma parcela dos que buscam por franquias estão interessados, na verdade, em uma fonte de renda extra, o representante comercial Talles Lopes Constantino, de 30 anos é um exemplo. Morador da cidade em Goiânia, em Goiás, o jovem empreendedor que sempre quis empreender, mas não pensava em abandonar sua carreira, optou pelo modelo de microfranquia da Mr. Kids, rede de vending machines com produtos voltados para o público infantil.
O negócio ofereceu ao executivo a facilidade de trabalhar em casa e o ponto pré-negociado em uma grande rede varejista em local estratégico, com grande circulação de pessoas. “Administro o negócio de casa, com a ajuda da minha esposa e posso conciliar perfeitamente com outras atividades”, afirma Constantino. “Comecei de forma modesta, com apenas um equipamento e, em 11 meses senti que as vending machines estava fazendo muito sucesso na cidade. Hoje possuo 17 máquinas na capital e em cidades da região metropolitana. Consegui aumentar minha renda em aproximadamente 30%”, comemora.
Para os que, como ele, desejam investir, o mercado de produtos infantis pode ser uma boa pedida. Segundo um estudo feito pela Euromonitor, nos últimos 6 anos, o montante das vendas de produtos do segmento subiu de R$ 2,7 bilhões para R$ 3,9 bilhões. No mercado desde 2012, a Mr. Kids é uma franquia de baixo custo: é necessário desembolsar apenas R$ 18.700, incluído já a taxa de franquia, para começar o negócio. Não há outras taxas de royalties ou de propaganda e a rede garante a manutenção vitalícia das catracas.