Franquia de venda direta renova modelo de negócio e aposta em marketing de experiência

A rede de franquia Golfran, varejista com mais 8 mil produtos no portfólio, expande sua tradicional atuação de venda direta por catálogo para meios digitais e aposta em marketing de experiência para fortalecer relacionamento com franqueados e consultores. Fundada em 1986, a empresa gaúcha acumula cerca de 120 unidades franqueadas e, neste momento, foca sua expansão em seis estados brasileiros: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

O modelo de negócio da Golfran é o tradicional varejo de venda “porta-a-porta”, em que os consultores vão até a residência ou trabalho dos clientes finais e, mediante a apresentação de catálogos, comercializam produtos. São artigos de cama, mesa, banho, cortinas, decoração, vestuário, moda íntima, bolsas, joias, calçados, brinquedos, artigos de bebês, utilidades domésticas, entre outros.

A novidade da empresa é que, a partir de agosto, cada consultor de vendas da rede terá sua própria loja online, o que possibilitará que resultados se multipliquem e mais clientes sejam impactados. “A loja online não tem a impessoalidade de um e-commerce convencional, visto que nosso valor agregado está no relacionamento e na confiança entre os consultores e os clientes. A entrega dos produtos adquiridos continuará sendo feita pelos consultores, sem a adição de custos de frete”, esclarece Kimberly Cavalli, gerente de marketing e desenvolvimento de produtos da Golfran.

Marketing de experiência

Para engajar e fidelizar as consultoras, a Golfran, em parceria com seus franqueados, aposta em uma campanha baseada no conceito marketing de experiência, em que cada um recebe uma meta de vendas individual, baseada em seu faturamento médio. Os franqueados com os melhores resultados ganham viagens para que uma determinada quantidade de seus consultores conheça a Serra Gaúcha.

Na campanha de 2019, os consultores visitarão a região com tudo pago pela Golfran. Vivenciam o lugar, a gastronomia e a cultura, além de visitarem a matriz da empresa e receberem treinamento para melhorarem ainda mais seus desempenhos. A primeira etapa deste ano aconteceu em julho, sendo que mais de 1400 consultores já receberam este benefício da franqueadora ao longo dos sete anos de aplicação da estratégia de marketing.

Como retorno da campanha, a empresa se orgulha em apontar que a 89% dos consultores são mulheres que atuam na rede há muitos anos. “O marketing de experiência traz mais fidelidade do que tentar engajar com promoções comerciais ou outro tipo de benefício. Ou seja, gerar envolvimento emocional é um complemento vital às premiações clássicas por desempenho”, complementa Kimberly.

Expansão

A marca é associada da Associação Brasileira de Franchising e possui a cotação de 4 estrelas no Guia de Franquias 2019/2020 da Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Já o investimento inicial para novos franqueados é a partir de R$60 mil, o que a classifica como franquia de baixo investimento. Com foco de expansão principal no Centro-Oeste e Sudeste do país, a empresa busca franqueados que tenham perfil empreendedor, comunicativo e “hand on”, além de já terem um bom networking.

A operação dos franqueados é focada na captação, treinamento e engajamento dos consultores de vendas em determinada região de atuação. Com isso, o modelo de negócio não requer manutenção de estoque físico local, pois toda a parte de logística fica por conta da franqueadora, que mantém seu centro de distribuição em Caxias do Sul/RS.

A Golfran oferece suporte logístico, sistema de meios de pagamento eletrônico, ERP na nuvem, treinamento e assessoria comercial, financeira e de marketing para que novos franqueados iniciem suas operações com segurança e obtenham um retorno de investimento em até 36 meses. Para que as unidades possam se desenvolver, a empresa oferece também como benefício o Plano 200%, em que cada R$1 investido pelo franqueado em mídia para divulgação da marca na região representa o mesmo valor investido pela Golfran.