A ABF Franchising Expo traz sempre as últimas novidades do mercado de franquias. Para incentivar ainda mais a inovação no setor, a feira, que ocorre até amanhã, no Expo Center Norte, traz, pela segunda vez, o LAB ABF By Oasis. Com 16 expositores, o espaço reúne startups com soluções e tecnologias para o franchising e o varejo. A curadoria do espaço foi realizada pela ABF em parceria com a Oasis Lab, plataforma de inovação que inclui coworking, consultoria e missões empresariais.
A seleção deste ano inclui startups para chat bot, realidade aumentada, ponto de venda inteligente e analytics. A área de comunicação também será abordada com iniciativas de marketing digital, reputação online, customização de materiais de marketing e fidelização. Em termos de administração, destaque para soluções de educação, gestão de equipes, delivery, pagamento online e crédito.
“Somos um hub de inovação voltado para o varejo. Trabalhamos com o objetivo de unir startups e empresas para gerar projetos, negócios e inovação em todos os sentidos. Com o LAB ABF, podemos trazer esta proposta para a ABF Expo, gerando mais oportunidades e inovação para o setor”, conta Ronald Nossig, sócio Oasis Lab.
As franquias já vem abraçando este tema. Segundo uma pesquisa da ABF e CNS (Confederação Nacional de Serviços), 91,8% das franquias introduziram algum novo produto ou serviço entre 2014 e 2016 – seja na própria empresa, no mercado nacional (57,3%) ou mundial (11,1%) – e apenas 8,2% delas não o fizeram. Dentre as empresas que se mantiveram inovadoras, 37,4% realizaram mudanças significativas em seus modelos de negócios no Brasil e 6,9% delas no exterior. O estudo revela ainda que 45% das empresas respondentes implantaram equipamentos, técnicas ou softwares novos na empresa, e 32,2% delas no mercado brasileiro, entre 2014 e 2016.
“A inovação já faz parte da agenda do franchising brasileiro. Nos mais diversos segmentos, constatamos iniciativas que levaram à inovação, seja em novos modelos de negócios, no e-commerce, no uso de novas tecnologias, como no caso da realidade virtual, da Internet das Coisas, etc. A própria ABF apoiou e desenvolveu ações neste sentido. Tudo isso tem um papel positivo no setor, especialmente quando observamos ganhos de eficiência e resultados concretos que se refletiram nesta pesquisa e no desempenho do setor nos últimos trimestres”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.