A Stockyards, rede de restaurantes de conceito fast casual – gênero de restaurante que não oferece serviço de mesa, mas promete qualidade e uma atmosfera diferente – participa pela primeira vez da ABF Franchising Expo, que acontece entre 26 e 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Sanduíches preparados com carne Angus, a preços a partir de R$ 9,90, têm atraído alta demanda de consumidores nas quatro cidades em que a marca já está presente: Jaguariúna, Paulínia, Ribeirão Preto e Mogi Mirim. Ainda no segundo semestre deste ano, chega aos municípios de Americana, Amparo e Piracicaba, outras localidades do interior de São Paulo, fechando 2019 com sete unidades e faturamento na casa de R$ 1 milhão.
Com investimento a partir de R$ 550 mil, valor que não inclui a obra e adequações do ponto comercial, a Stockyards prioriza sua expansão no formato de lojas instaladas em vias de acesso, podendo compartilhar espaços com postos de combustíveis ou outros comércios que tragam sinergia ao negócio. Para atender os padrões, a franqueadora exige metragem mínima de 200 metros quadrados e a contratação de pelo menos 15 funcionários para começar a operar. Cada unidade apresenta lucratividade entre 15% e 25%, dependendo da faixa de faturamento. A marca tem como meta faturar acima de R$ 500 mil mensais por loja.
O fast casual, proposta bastante difundida nos Estados Unidos, é uma proposta intermediária entre os restaurantes tradicionais e os fast-food. Tem preços acessíveis e consiste na oferta de sanduíches e espetos premium feitos na hora, com produtos frescos e de qualidade, além de agilidade na entrega. O consumidor pede, paga e retira a comida no balcão. “O formato é tendência no mundo todo e tem ótima aceitação do público brasileiro, que cada vez mais se preocupa com a qualidade dos alimentos”, diz Alexandre Lorenzon, gerente de expansão da Stockyards.
A marca pertence ao Grupo VPJ Alimentos com forte atuação em fazendas de pecuária, seleção e melhoramento genético da raça Aberdeen Angus e frigorífico produtor de proteína bovina, suína, ovina e aves, que produz de forma exclusiva as carnes que chegam às lojas Stockyards. Com alta qualidade e excelência, o grupo controla todos os elos da cadeia produtiva por meio de alta tecnologia e rigorosos processos de seleção e melhoramento do produto, que são totalmente livres de hormônios e antibióticos e possuem certificação de qualidade da Associação Brasileira de Angus (ABA), por meio da certificadora alemã TÜV Rheinland. Hoje, são consumidos na rede cerca de sete toneladas de carne por mês.
O cardápio das lojas é composto por saladas, batatas rústicas, mandioca frita, sobremesas com sorvetes e minichurros, além de combos. Um steak burger de picanha Angus com queijo e salada, por exemplo, é vendido a R$ 22,90. O ticket médio está na faixa de R$ 36,90. “O nosso diferencial é oferecer de forma acessível uma carne de extrema qualidade, que é encontrada no mercado a preços altos. Temos a estrutura de um restaurante da alta gastronomia, produtos premium, mas por consumirmos insumos do nosso grupo, ganhamos em escala e poder de negociação”, ressalta Lorenzon.
A inspiração country e o ambiente descontraído também são atrativos da Stockyards, que teve a primeira franquia montada em Jaguariúna (SP), em 2017, após 10 anos de sua unidade própria itinerante – ainda ativa – dentro do Jaguariúna Rodeo Festival. Foi isso que norteou o desenvolvimento sustentável do negócio dentro do franchising.