Barela chega a 60 franquias e investe em tecnologia e treinamento

A Barela, corretora de seguros e planos de saúde para pequenas e médias empresas, acaba de chegar à marca de 60 franquias em São Paulo. Com essa conquista, a companhia demonstra que vem tendo bons resultados com um modelo de negócios que tem apresentado crescimento orgânico e estruturado.

“A venda de seguros e pacotes de benefícios para empresas de menor porte ainda não é feita de forma consultiva do Brasil. É um mercado fragmentado e operado por pequenos corretores, muitos deles não especializados. Vamos ocupar este nicho levando tecnologia, expertise e capacidade de negociação”, diz Thomaz Menezes, presidente da It’sSeg.

A corretora existe desde 1995 e em 2014 foi adquirida pela It´sSeg Company, uma gigante do setor que tem Thomaz Menezes, ex-presidente da SulAmérica Seguros como fundador e o fundo inglês Actis como investidor.

A expectativa da empresa é inaugurar cerca de 300 franquias nos próximos três anos no país. “Queremos atrair profissionais experientes, como ex-executivos de seguradoras e ex-gerentes de bancos que queiram inaugurar uma nova fase  na vida profissional como empreendedores”.

A primeira franquia da Barela foi inaugurada em julho de 2017. A companhia tem cerca de 20 mil empresas clientes e administra  uma carteira com cerca de 100 mil vidas. “Há uma demanda forte de mercado, impulsionada pela necessidade de redução de custos com benefícios nas empresas que só uma venda consultiva consegue entregar”, avalia Menezes.

Há dois modelos de franquia da Barela. O interessado pode optar por desenvolver suas atividades em atendimento home office ou abrir um escritório da marca. A franqueadora cuida da padronização do mobiliário e das instalações. O investimento para loja ou sala comercial gira em torno de R$ 25 mil na padronização, sem considerar as despesas mensais, enquanto no sistema home office é aproximadamente de R$ 2 mil para compra de equipamentos adequados ao trabalho.

A qualificação do franqueado  inclui treinamento inicial com 100 horas de duração numa jornada que inclui  análise de mercado, legislação, sistemas, produtos, operação, gestão financeira, gestão de pessoas, técnica de vendas e marketing.

A Barela também oferece curso de formação na Superintendência de Seguros Privados (Susep), software de gestão de oportunidade de negócios e contatos iniciais para treinamento prático de atendimento e vendas, além de extranet com acesso a peças de marketing e comunicação, comissões, entre outras ferramentas.

A taxa de franquia para ingressar no negócio é de R$ 10 mil

Investimento em novas tecnologias e EAD

Para ampliar a rede, treinar e capacitar ainda mais os atuais franqueados, a Franquia Barela está realizando investimentos e terá, no segundo semestre, a ferramenta para EAD. “Essa comodidade facilita justamente o processo inicial do franqueado, que é de entender o negócio Barela. Por meio de nossa tecnologia de treinamento a distância, o franqueado pode fazer o curso no ritmo que julgar mais apropriado. Com o nosso software ele pode assistir a todo o conteúdo e também fazer testes do seu conhecimento. É um benefício que iremos oferecer em breve e um diferencial em relação aos nossos concorrentes”, conta Menezes.

Nos treinamentos presenciais o franqueado também recebe uma orientação diferenciada. Há uma equipe treinada e capacitada a ensinar as melhores técnicas de vendas aos novos franqueados. “Fazemos uma espécie de coaching e mentoria para quem está entrando no negócio. Vimos que esse tipo de abordagem ajuda bastante para que o franqueado entenda as melhores técnicas e estratégias do nosso negócio”, detalha o executivo.