Como parte de um plano de expansão da marca para 2019, a cidade de Contagem recebe sua primeira unidade do Instituto Ana Hickmann, rede de escolas profissionalizantes nas áreas da Beleza, Fotografia e moda Sustentável.
O espaço, localizado na avenida João César de Oliveira, 1070, 2º andar, oferece uma inovadora proposta pedagógica e educacional para que as pessoas tenham a oportunidade de aprender uma profissão que gerará renda às famílias.
Lançada em 2018 em parceria entre a empresária e apresentadora Ana Hickmann e o Grupo Kalaes, holding de franquias multissetoriais, a marca oferece dez cursos profissionalizantes, como barbearia, fotografia, design de sobrancelhas, gestão de salão, manicure e pedicure, unhas decoradas, maquiagem, cabeleireiro, moda sustentável e embelezamento do olhar.
A unidade de Contagem seguirá o padrão da rede, ou seja, todos os cursos contarão com turmas de até 20 alunos, com o objetivo de garantir aulas mais dinâmicas aos estudantes que, ao final do aprendizado, recebem um certificado de formação profissional reconhecido em todo o país.
Metodologia
De acordo com Ana Hickmann, o objetivo do Instituto é oferecer às pessoas a oportunidade de terem uma nova profissão de maneira rápida, inovadora e diferenciada. “São cursos em que o aluno é incentivado de diferentes formas a obter ótimos resultados para sair de lá preparado para aplicar seus aprendizados na prática e conquistar um bom lugar no mercado de trabalho”.
O Instituto Ana Hickmann ainda oferece um programa de incentivo, no qual os alunos que mais se destacam são indicados para o Programa de Encaminhamento ao Mercado de Trabalho. Segundo Sidney Kalaes, presidente do Grupo Kalaes e sócio da rede, a marca se compromete a entregar o currículo dos alunos para empresas do setor.
“Queremos ajudá-los de ponta a ponta: desde a sua formação em uma nova profissão, até a entrada no mercado de trabalho. As pessoas estão se reinventando e investindo em empreendimentos de pequeno e médio porte como forma de conseguirem uma renda extra para a família e, com o Instituto Ana Hickmann, acreditamos que essa proposta educacional pedagógica vem de encontro com o que as pessoas estão buscando para melhorarem de vida”, explica Kalaes.
Ainda como parte deste empenho da marca em contribuir com o aprendizado dos estudantes, a instituição também oferece cursos complementares extracurriculares sem custo, como “Marketing Pessoal” e “Pronto para uma entrevista de trabalho”.
Outros investimentos são voltados aos colaboradores do Instituto, como o Programa de Orientação Pedagógica (POP) para coordenadores pedagógicos, com o intuito promover uma gestão profissional de excelência, e o Programa de Formação de Instrutores (PFI), para mantê-los sempre atualizados e preparados com as melhores práticas de ensino.
De acordo com Kalaes, a rede notou um aumento na busca por novas profissões, especialmente nos setores de saúde, beleza e bem-estar e a expectativa é que esse ritmo se mantenha aquecido. “O bom momento do setor aliado ao modelo pedagógico que oferecemos é muito importante também para as empresas, pois é uma forma de conseguirem encontrar profissionais qualificados mais rapidamente para os cargos que estão buscando”, complementa.
Para ser proprietário de uma franquia, o investimento varia entre 268 mil a 378 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.