Premiada como a Melhor Franqueadora do Ano pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o Divino Fogão será uma das 400 marcas presentes na 28ª ABF Franchising Expo, de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Após a divulgação dos dados da ABF referentes ao primeiro trimestre de 2019, que registraram um crescimento nominal de 7%, a rede de comida da fazenda está otimista e espera que haja uma pequena melhora do cenário econômico. Mesmo em um período difícil, como foi 2018, a marca conseguiu fechar o ano com um aumento de 10% no faturamento.
A posição da franqueadora também está alinhada com outros dados da pesquisa. Segundo o levantamento, após alguns anos de queda, cresceu a participação dos shoppings enquanto local do ponto de venda, passando de 21,5% em 2018 para 24,9% em 2019. “Desde o ano passado os shoppings esboçam uma reação que começa a aparecer em nossos números. A vacância e a mudança do mix, com mais lojas de alimentação e entretenimento, criaram boas oportunidades para o Franchising”, explica Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF.
Diante disso, o Divino Fogão espera que haja um incremento de 15% no faturamento em 2019. “Nosso objetivo é fechar o ano com 190 unidades em operação e chegar à marca de 220 unidades abertas até 2023. Para isso, seguimos apostando na expansão por meio de shopping centers em diferentes regiões do País. Como estratégia, implantamos primeiro restaurantes nas capitais e avaliamos a aceitação do mercado. Em seguida, partimos para cidades menores, geralmente no interior, buscando galgar novos espaços neste tipo de empreendimento. Também está em nosso radar iniciar a expansão por meio de um modelo de negócio para loja de rua, mas este é um projeto que será desenvolvido a longo prazo”, revela o fundador e presidente do Divino Fogão, Reinaldo Varela.
Hoje, são 187 unidades do Divino Fogão localizadas em shopping centers em diferentes regiões do Brasil. No último ano, a marca teve a oportunidade de inaugurar lojas em espaços maiores, graças a negociações mais flexíveis com os shopping centers no que diz respeito ao valor do aluguel, metragem e as luvas. Estes fatores contribuem para o plano de expansão da rede, que planeja implantar oito novos restaurantes até o final do ano. Além disso, a marca está reformulando algumas unidades, que passam a oferecer opções de grill e a ter um conceito de cozinha show, onde os clientes podem ver tudo que acontece neste espaço.
Para Varela, participar da ABF Franchising Expo sempre foi muito importante, pois traz pessoas dos quatro cantos do País que estão decididas a abrir o próprio negócio e a investir em uma franquia. Foi o que aconteceu no ano passado com Mário Rêgo. A oportunidade surgiu em 2018 por conta de uma visita à feira de franquias, em São Paulo. O empresário contava com uma franquia de sorveteria no Sobral Shopping, no estado do Ceará, mas gostaria de abrir um restaurante e efetuar a conversão da bandeira. Durante a iniciativa, encontrou a opção perfeita: o Divino Fogão. “O perfil do shopping buscava uma marca forte na área de alimentação. Gostamos muito do projeto e do modelo de negócio apresentado. Após conversas, análises e visitas do próprio Reinaldo aqui em Sobral, decidimos fechar o negócio. Em março, a chegada da rede no município gerou muita expectativa nos consumidores”, comemora o novo franqueado.
O Divino Fogão conta com um buffet diversificado, que reúne pratos tradicionais da fazenda e um cardápio equilibrado com mais de 17 opções de saladas por dia, grelhados de carne magra, frango e peixe, além das sobremesas. A marca está presente em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal.