Para ter sucesso no mundo empresarial hoje não basta apenas ter boas ideias e prestar bons serviços. É preciso que essas características estejam alinhadas com outras frentes, como o meio ambiente, por exemplo.
A sustentabilidade tem sido um viés muito pregado por empresas de diversos setores, virou tendência e, muito mais do que moda do mercado, se tornou um compromisso. Atualmente, o sucesso empresarial está diretamente ligado a iniciativas como essa: mudar o cenário não apenas para quem consome seus produtos, mas também para todo um conjunto de pessoas (que muitas vezes podem nunca ter nem ouvido falar da sua marca).
Faz a diferença
Na Acquazero, franquia especializada em limpeza e estética automotiva, além de prestar um serviço de qualidade ao cliente, a rede também contribui para um mundo melhor: em seus serviços de limpeza são utilizados apenas 300 ml de água (o necessário). O uso racional da água é acompanhado de produtos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente.
“Não sobra nenhum vestígio de água no final do procedimento, indicando que todos os 300 ml foram utilizados. Isso prova que você não precisa lavar o carro com baldes ou com a mangueira, o desperdício seria enorme”, avalia Henrique Mol, diretor executivo da rede.
Outra iniciativa promovida pela franquia é a reutilização da água que, eventualmente, pode sobrar: é que a limpeza é feita com o auxílio de uma flanela de microfibra e ao final de cada processo essa flanela é higienizada com água e sabão. “Nós armazenamos a água utilizada para lavar esse pano e depois reutilizamos essa água para limpar o pátio onde foram realizadas as lavagens. Nada é desperdiçado”, garante.
Alinhamento mundial
O comprometimento da Acquazero não é apenas com as vontades da clientela, mas também com medidas estipuladas mundialmente. Em 1972 a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu que no dia 05 de junho seria comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A partir de então, anualmente nessa data, diversas instituições e organizações civis definem medidas e ações para lembrar o público da necessidade de preservação do meio ambiente e de sua vital importância.
Neste ano, a conferência internacional será na China e tem como principal objetivo combater a poluição, que já chegou a níveis alarmantes. De acordo com a ONU Meio Ambiente, 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo e sete milhões de pessoas morrem todos os anos devido a contaminação do ar, diz a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mesmo sendo muito grave, a situação ainda pode demorar muito para melhorar: é que mais de 40% da população mundial ainda não têm acesso a combustíveis limpos e/ou tecnologias domésticas adequadas capazes de diminuir seu impacto e consequências ambientais.
E é aí que entra a Acquazero: “Os automóveis já poluem demais e contribuem para diversos outros problemas como o aquecimento global, efeito estufa, etc., não queremos ser mais uma complicação então prezamos muito por serviços ecológicos e acessíveis. Assim cada um faz sua parte”, diz Mol. Para este ano, a meta da franquia é economizar 50 milhões de litros d’água.