Acompanhando os resultados do setor de alimentação no mercado de Franchising, que cresceu 2,5% no primeiro trimestre de 2019, Água Doce Sabores do Brasil fechou o ano de 2018 com um aumento de 9% no faturamento da rede. Precursora de um conceito de casual dining verdadeiramente brasileiro que valoriza tanto a gastronomia quanto bebidas autênticas nacionais, com destaque para a cachaça, a marca é uma das expositoras que irão participar do principal evento brasileiro voltado ao varejo de shopping center e que conta com grandes players do mercado, a Brasilshop Franquias & Shopping 2019. Promovida pela Alshop, a iniciativa será realizada no dia 29 de maio, das 10h às 19h, na Casa Petra, em São Paulo.
A rede trará como opção três modelos de negócios: Água Doce Sabores do Brasil, Água Doce Express e Rei do Escondidinho. Para quem deseja investir em uma operação tradicional, com um cardápio robusto de acento tropeiro, os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são aproximadamente 80 unidades em nove estados, mais o Distrito Federal. O investimento para abrir este modelo de negócio gira em torno de R$ 650 mil.
Além do conceito de restaurante completo, a marca lançou recentemente um modelo mais enxuto voltado para shopping centers, centros empresariais, supermercados e locais com alta movimentação de pessoas. O Água Doce Express, como é chamado, explora o conceito de alimentação rápida em porções individuais. A nova formatação traz opções adaptadas do cardápio original da rede, sem perder o sabor autêntico da culinária brasileira. Além disso, esta é uma alternativa aos que desejam abrir uma unidade da marca com um investimento menor de, em média, R$ 270 mil. Há duas unidades Express em operação, uma em Santo André, localizada no ABC Paulista, e outra em Tupã, próximo à sede da franqueadora, ambas no estado de São Paulo.
Outra novidade da rede que promete arrebatar o coração dos clientes cativos é o lançamento da marca Rei do Escondidinho. A inspiração, como é de se imaginar, veio do prato que é o queridinho e campeão de vendas da Água Doce. Vislumbrando uma nova oportunidade no mercado, foram feitos alguns estudos para lançar este modelo de negócio, no formato de quiosque, para ser implantado também em shopping centers, centros comerciais, supermercados e outros pontos com grande circulação de pessoas. O grande diferencial é que as lojas irão oferecer além das tradicionais opções salgadas, irresistíveis combinações doces do prato. Para abrir uma franquia da marca, o investimento inicial é de, aproximadamente, R$ 168,5 mil. Vale ressaltar que neste valor já está incluso taxa de franquia, capital de giro, equipamentos, utensílios, o quiosque e o sistema de automação, entre outras despesas.
“Em 2019, o plano de expansão irá explorar todo o Brasil para os modelos da Água Doce Sabores do Brasil e, inicialmente, São Paulo para os modelos Express e Rei do Escondidinho. Para isso, são esperadas cinco lojas da Água Doce Sabores do Brasil, 15 da Água Doce Express e ao menos cinco do Rei do Escondidinho”, explica o diretor de franquias, Julio Bertolucci. Hoje são 78 unidades em operação, sendo três no modelo Express localizadas em Tupã, Bauru e Barueri, todas no estado de São Paulo.
- Brasilshop Franquias & Shopping 2019
- Data: 29 de maio de 2019
- Horário: das 10h às 19h
- Local: Casa Petra
- Endereço: Avenida Aratás, 1010 – Moema – SP