Santa Catarina confirma mais uma vez o seu excelente desempenho econômico, acima da média nacional. O setor de franquias no Estado fechou 2018 com crescimento de 22% no número de redes (passou de 447 para 546), o maior registrado no país – onde a média ficou em apenas 1,1%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entre as empresas catarinense que têm contribuído com esse ranking estão o Café Cultura, DNA Empório e Mormaii Fitness.
Já em número de unidades o incremento em SC foi de 20% (de 3.480 para 4.170), novamente acima do desempenho médio dos estados, que não passou dos 5,2%. Já em termos de faturamento, as franquias catarinenses somaram R$ 6,8 bilhões, incremento de 10%, contra 7,1% do Brasil.
O conselheiro da ABF, Carlos Zilli, que atua no mercado de SC, explica que o destaque de Santa Catarina na economia é resultado do perfil do empresariado. “Somos um estado com um forte espírito empreendedor e isto reflete diretamente no setor de franquias, que geralmente atrai pessoas em busca de um negócio mais profissional, com maior garantia de sucesso e solidez”, afirma.
Ele ressalta que o mercado de franchising é bastante maduro, com marcas fortes e segurança, prova disso é que passou praticamente intocado à crise econômica que atingiu o país. “Em quatro anos cerca de 200 mil empresas fecharam as portas no Brasil. Mas quase não havia franquias entre elas. Sempre andamos descolados da crise”, garante.
Santa Catarina se destaca também por ser um celeiro de marcas de franchising de sucesso, que após se consolidarem no Estado, estão conquistando importantes fatias no mercado nacional.
CONFIRA ALGUNS CASES DE SUCESSO:
CAFÉ CULTURA – Apontada como a futura Starbucks Brasileira pela Revista Exame, a rede de franquias Café Cultura é hoje a maior do setor em Santa Catarina e uma das mais premiadas do país. Recebeu nada menos que 10 condecorações nos últimos cinco anos, de nomes como Veja, Trip Advisor, Top View, Latam Retail, Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre outros.
Pioneira em difundir a cultura dos cafés especiais no Estado e no país, a empresa – sediada em Florianópolis – atua há 15 anos no mercado e vem se destacando pela alta qualidade do café (marca própria e exclusiva), pelas experiências proporcionadas aos amantes da bebida, por ações de sustentabilidade e pela criação de produtos exclusivos.
O valor de investimento para abertura da franquia é a partir de R$ 150 mil, com prazo de retorno do investimento entre 24 a 36 meses.
DNA EMPÓRIO – A rede de produtos saudáveis DNA Empório também foi criada em Florianópolis e conta com 19 lojas em seis estados do país. Para 2019 a meta é crescer 45%. A marca viu seu faturamento saltar de R$ 2,5 milhões em 2015 para R$ 19 milhões em 2018, o que representa crescimento de 740%.
Outro marco do bom momento da empresa é o ingresso no mercado internacional. Portugal foi o país escolhido pela rede para iniciar esta expansão. O escritório, em Lisboa, está pronto para atender todo o Velho Continente.
Para abrir uma nova unidade da rede requer um investimento total de cerca de R$ 300 mil, para um faturamento médio de R$ 110 mil. Com isso, a marca aponta que o tempo aproximado de retorno de investimento é de 24 meses.
MORMAII FITNESS – Fundada há sete anos também na capital catarinense, a rede de franquias “Studio Integrado Mormaii Fitness” conta com 18 franquias em sete estados e almeja chegar a 40 unidades até o final do ano e mais 60 contratos assinados. Com faturamento de mais de R$ 6 milhões por ano, a empresa inovou no mercado de fitness ao lançar um método novo, integrado, que mescla funcional, pilates, treino cardiovascular e o conceituado sistema alemão Five Konzept.
O sistema respeita os limites do corpo e, por isso, pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis. Até atletas e ex-atletas já aderiram ao método, como o ex-tenista Gustavo Kuerten.
O investimento para abrir uma franquia fica entre R$ 200 mil e R$ 500 mil, valor que varia de acordo com o tamanho do negócio. E pode gerar lucro de até R$ 55 mil em 24 ou 36 meses.