Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Em tempos de crise e elevados níveis de desemprego – atualmente, são mais de 13 de milhões de desempregados no Brasil, segundo dados do IBGE –, investir em uma microfranquia pode ser a oportunidade para fugir desse cenário negativo e ainda obter um faturamento melhor.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve um crescimento de 8% no número de microfranquias no ano passado. O número revela uma tendência de mercado, cuja principal característica está no menor valor de investimento: até 90 mil reais. Esse tipo de modelo permite, portanto, que empreendedores possam iniciar seu negócio com pouco dinheiro, em comparação ao valor exigido por franquias tradicionais.
Ao optar por esse tipo de investimento, o franqueado tem o direito de usar uma marca ou patente cuja credibilidade já está bem estabelecida no mercado, fator que contribui para uma maior segurança. Além disso, passa a contar com o suporte do franqueador, que envolve treinamentos e orientações específicas para o sucesso do negócio, bem como a oferta de materiais de divulgação.
Em meio a tantas possibilidades de microfranquias existentes no mercado, separamos seis delas com investimento inicial de até R$ 13 mil reais.
Fundada há dois anos, a Bom Cupom estimula a economia local por meio de descontos ativos impressos nos versos de notas fiscais. Atuando como modelo de franquia home office há nove meses, o negócio acontece em cima de três pilares: os veiculadores, que são os comerciantes que disponibilizam a bonina para anúncio em formato de cupons; os anunciantes, que são os que desejam oferecer os descontos e atrair mais clientes para o seu negócio; e o consumidor, que utiliza o cupom de desconto impresso no verso da nota fiscal para efetuar compras de seu interesse.
- Investimento: a partir de R$ 12 mil
- Número de unidades: 56
- Retorno do investimento: 3 a 7 meses
A Acquazero atua, há dez anos, com soluções para limpeza, conservação e restauração de veículos. A preservação do meio-ambiente e dos recursos naturais, principalmente a água, é o objetivo principal da rede. A franquia utiliza 300 ml de água para a limpeza completa de um carro, utilizando produtos biodegradáveis em todos os serviços oferecidos. Os produtos usados são ecologicamente corretos e não agridem o automóvel nem o meio ambiente.
- Investimento: a partir de R$ 13 mil
- Número de unidades: 94
- Retorno do investimento: 3 a 24 meses
Uma das mais tradicionais agências do segmento de intercâmbio no Brasil, a IE orienta profissionais e estudantes que desejam estudar ou trabalhar fora do país, além de oferecer roteiros de viagens para diversos destinos. A rede trabalha com três modelos de franquia: IE Agency (loja de rua), IE Office (sala comercial) e IE Especialista (home based), esta última com o menor valor de investimento.
- Investimento: a partir de R$ 4 mil
- Número de unidades: 70
- Retorno do investimento: 12 a 24 meses
Atuando no segmento de aplicativos e delivery gastronômico, a Ceofood está presente em mais de 10 estados com mais de 100 franquias. Por meio do app Ceofood, o cliente realiza seu pedido e ainda ganha descontos. Parceiros e usuários contam, ainda, com a função GARÇOM DIGITAL, que faz a leitura do QR Code nos displays de mesas dos estabelecimentos credenciados e o pedido vai direto para a cozinha do restaurante.
- Investimento: a partir de R$ 6 mil
- Número de unidades: 128
- Retorno do investimento: de 6 a 12 meses
Por meio do modelo home office, a PremiaPão é especialista em publicidade nos sacos de pão, divulgando marcas e produtos diretamente ao público-alvo. Também tem como propósito o negócio sustentável, plantando uma árvore nativa para cada produção fornecida aos seus franqueados.
- Investimento: a partir de R$ 12.100
- Número de unidades: 158
- Retorno do investimento: 1 a 6 meses
A Mr. Fit, rede de franquias de alimentação saudável, possui sete modelos de negócios, dentre eles a microfranquia, com investimento de até 12 mil e operação home office. O franqueado recebe o estoque inicial com a linha home (refeições saudáveis congeladas), além de freezer personalizado, materiais de divulgação e treinamento completo.
- Investimento: R$ 12 mil
- Número de unidades: 98
- Prazo de retorno: 3 a 36 meses