Nos últimos anos o segmento de produtos e alimentos saudáveis e naturais manteve constante crescimento no Brasil. De acordo com a ABF – Associação brasileira de franchising, uma das franquias que mais aumentaram seu faturamento em 2018 foram as ligadas a alimentação e a de saúde, beleza e bem-estar, 7% e 6,3% respectivamente. E essa tendência não deve diminuir, já que de acordo com pesquisas da agência Euromonitor Internacional, o mercado de alimentação saudável no país deve crescer 4,41% anualmente até 2021.
Esses dois dados, de franquia e do mercado de alimentos saudáveis em especifico, apresentam um futuro otimista para o segmento. A Bio Mundo, rede de franquias que busca gerar saúde e bem estar através de produtos saudáveis, demonstra bem essa tendência mercadológica, com crescimento em 2018, faturou aproximadamente R$ 42,3 milhões. A empresa, em 3 anos de vida, está presente em 13 Estados brasileiros, já alcançou em 2019 mais de 70 lojas no país, sendo 20 unidades próprias.
A expectativa para os próximos anos continua positiva para a Bio Mundo. De acordo com Edmar Mothé, CEO e Fundador da empresa, o plano é focar na expansão da franquia. “Queremos fechar o ano de 2019 com 120 lojas por todo o Brasil. Esse é um ótimo momento para investir no segmento. O perfil atual do consumidor brasileiro abraçou um mercado que oferece esse estilo de vida mais saudável e sustentável”, completa o empresário.
Preocupados em buscar uma melhor qualidade de vida, os consumidores brasileiros alcançaram o quarto lugar no mercado do segmento de alimentação saudável do mundo, de acordo com a Euromonitor. A pesquisa prevê que o faturamento deve alcançar mais de R$ 106 bilhões em 2022. “Cada vez mais pessoas estão preocupadas com quais alimentos estão consumindo. Hoje em dia existem produtos específicos para muitas dietas, além de itens veganos, tem os sem glúten, sem lactose, sem adição de açúcar, entre outras opções”, complementa Edmar.
A Bio Mundo foi idealizada por Mothé, junto com os seus filhos, Adriana, Bruna e Raphael. “Escolhemos um segmento que estava alinhado com nosso estilo de vida”. A família empreendedora pesquisou em viagens para o exterior o formato que gostaria de trazer para o Brasil. “Encontramos um modelo que abrange todos os pontos que queríamos alcançar. Um layout de espaço que torna a experiência do cliente mais orgânica e natural na loja, com o objetivo de facilitar a localização dos produtos e manter a boa circulação das pessoas, e uma forma de abrir um negócio mais sustentável”, explica.
Além dos alimentos diet, light, integrais, orgânicos, funcionais, sem glúten, sem lactose e suplementos esportivos, a Bio Mundo se diferencia pela grande variedade de produtos a granel, frescos e selecionados. São mais de 500 itens, entre sementes, grãos, frutas desidratadas, chás, farinhas e temperos, que dão ao cliente a oportunidade de experimentar e comprar a quantidade que desejarem, sendo uma opção mais econômica e que evita desperdícios.
Atualmente a rede oferece duas modalidades de franquias, uma voltada para lojas com a base de 80m² e outra para 50m². Está presente nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins, além do Distrito Federal.