Uma história de sucesso coroada nesta sexta-feira na solenidade do Prêmio ABF Destaque Franchising 2019, que reuniu cerca de 1000 pessoas no Golden Hall do World Trade Center (WTC), em São Paulo. O Divino Fogão, rede de alimentação de 35 anos reconhecida pela comida da fazenda, foi eleita o Franqueador do Ano pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Considerada a principal premiação do setor de franquias brasileiro, o Prêmio ABF é dividido em seis categorias: Franqueador do Ano, Franqueado do Ano, Personalidade do Franchising, Jornalismo, Sustentabilidade e Trabalho Acadêmico. O objetivo é destacar as melhores práticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável do setor.
“É uma emoção indescritível receber a notícia de que você é o Franqueador do Ano, principalmente porque nas duas últimas edições estávamos entre os três melhores, sempre na esperança de conquistar o primeiro lugar. Como um profissional de rally, que já ganhou grandes campeonatos como o Dakar e Rally dos Sertões, me sinto totalmente realizado com a premiação da ABF, que me consagra como um empreendedor apaixonado pelo que faz”, afirma Reinaldo Varela, fundador e presidente do Divino Fogão.
Atualmente, a ABF conta com cerca de 1000 redes associadas, sendo que 277 se credenciaram para receber o Selo de Excelência. A associação concedeu a chancela a 231 franquias que atuam no mercado brasileiro. O indicador reconhece a qualidade e excelência da empresa franqueadora e busca estimular a melhoria do nível de atuação das redes que englobam este segmento. O Divino Fogão, que há 16 anos recebe o Selo, foi bem avaliado em todos os quesitos, o que lhe garantiu disputar o reconhecimento como Franqueador do Ano.
“Apostamos numa relação de confiança, que certamente contribui para uma melhor performance das unidades. Investimos em consultoria de campo, ferramentas de marketing e ações nas redes sociais para que todos estejam alinhados. Dessa forma, nos aproximamos dos franqueados e, consequentemente, dos consumidores. O selo é uma chancela importante, que revela o grau de maturidade da marca”, destaca Varela.
De acordo com o executivo, a rede está em constante processo de inovação, o que motiva todos os franqueados e colaboradores. “Investimos em treinamento porque acreditamos que as pessoas são o grande diferencial da nossa marca. Quanto mais motivadas, melhor será o atendimento ao cliente final. A parceria com nossos franqueados é prioritária e certamente é a razão de estarmos aqui hoje”, complementa o franqueador do ano.
Fundada em 1984, a marca Divino Fogão ingressou no segmento de Franchising no ano de 1994. A ideia de montar o primeiro restaurante surgiu quando Reinaldo Varela, natural de Mirandópolis, veio estudar em São Paulo (SP) e sentia falta do cheiro e sabor da comida de sua infância e adolescência, preparadas na fazenda a partir das receitas da avó, Dona Luiza. Dessa forma, as 187 unidades da rede são inspiradas em uma legítima casa da fazenda do interior brasileiro e estão localizadas em shopping centers espalhados pelo Brasil.