Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o setor de serviços, teve uma queda de 0,1% em 2018. Ainda que o cenário, quando analisado como um todo, esteja em retração, há 3 segmentos que apresentaram alta, sendo que o setor de serviços prestados às famílias foi o que mais cresceu, com alta de 0,2%.
Entre esses serviços, chama atenção aqueles que conferem maior conveniência às famílias e se adequam ao estilo de vida mais moderno. Neste cenário, uma das empresas que se destaca é a Maria Brasileira, rede de franquias especializada em serviços domésticos. O carro-chefe da empresa é a faxina, mas é possível contratar profissionais para passar roupa, cozinhar, cuidar do jardim, cuidar das crianças ou ainda passear com o cachorro – tudo via plataforma web ou, de forma mais tradicional, pelo telefone.
A rede é líder em seu segmento e possui uma trajetória consistente de expansão. Com 5 anos de mercado, vem crescendo de maneira acelerada, acumulando mais de 200 unidades em funcionamento e faturamento de R$ 67 milhões, em 2018.
FAXINA ON-LINE
Segundo o sócio-fundador da rede, Eduardo Pirré, a franquia está entrando agora em uma nova fase de expansão. Desde que lançou seu e-commerce para venda de faxinas, as vendas cresceram em média 108%. Há pouco mais de 8 meses de funcionamento, o e-commerce tem sido a principal ferramenta de vendas, sendo que 91% dos novos clientes da rede utilizam a plataforma on-line para comprar serviços.
Com a performance obtida até agora, a expectativa da rede é que haja um incremento de R$ 7 milhões no faturamento em 2019, além de atingir o 230 unidades em funcionamento.