O empresário Tiago Stabile, 39 anos, encontrou no setor alimentício uma oportunidade para faturar alto. Nascido e criado em Birigui, no interior de São Paulo, desde a adolescência sabia que queria empreender. O que ele não fazia ideia, até então, é que ganharia dinheiro vendendo hambúrguer – tipo de lanche que estava longe de sua preferência. Nos últimos cinco anos, Stabile tem se dedicado à Tico’s Burger, rede de hamburgueria artesanal que fatura R$ 10 milhões por ano e que encerrou 2018 com 10 unidades franqueadas.
“Quando eu era mais novo e ia nas lanchonetes do interior, eu não pedia hambúrguer porque achava muito industrializado. Eu gostava de bauru, sanduíche de calabresa, beirute e americano”, conta. “Como eu já tinha viajado para os Estados Unidos algumas vezes, eu apreciava os hambúrgueres de lá, com padrão americano, mas demorou um bom tempo até cair a ficha de que eu poderia abrir o meu próprio negócio nesse ramo”.
Formado em administração em 2002, em São Paulo, o empresário não tem nenhum registro assinado em sua carteira de trabalho e chegou a vender velas, calças jeans e sapatos antes de decidir o que queria fazer da vida. Aliás, antes de optar por uma rede de hamburgueria artesanal, ele também chegou a pensar em lavanderias. Apesar de todas as dúvidas que rondavam em sua cabeça, Stabile garante: a veia empreendedora é de família.
“Meu pai tinha uma fábrica de sapatos em Birigui e com 15 anos eu ia com ele para o trabalho e achava fascinante. Ele me levava em viagens de negócios e, conversando com fornecedores de grandes indústrias, senti que era essa dinâmica que eu queria para mim”, diz. “Em 2012, cheguei a montar uma fábrica de sapatos, mas não me adaptei ao ramo da moda feminina e fechei a loja em 2013. Em março de 2014 fui para os Estados Unidos ver as novidades no segmento de alimentação e encontrar uma inspiração”.
O empreendedor revela, ainda, que optou pelo setor de hamburguerias artesanais porque, além de a onda dos lanches gourmets ainda não terem chegado no interior de São Paulo naquela época, o produto não mudaria o hábito do consumidor brasileiro – acostumado com empreendimentos que oferecem pão, carne, queijo e suas variações no cardápio – e sim, melhoraria o paladar de quem já frequenta esses ambientes. “Nos Estados Unidos, eu frequentava três restaurantes por dia para ficar por dentro dos novos produtos, da decoração e do atendimento. Quando voltei para Birigui, passei a olhar a cidade para encontrar o melhor ponto e também fiz um plano de negócios. Em dezembro de 2014, abri nossa primeira unidade e foi um sucesso, com picos de espera logo no início”.
A marca tem como meta encerrar 2019 com 30 lojas vendidas. Atualmente, a rede conta com sete estabelecimentos implantados e seis em fases de obras: Rio de Janeiro (RJ), Itapecerica da Serra (SP), Caraguatatuba (SP), Santa Bárbara D’Oeste (SP), São José do Rio Preto (SP) e Ribeirão Preto (SP). Como parte do plano de expansão, recentemente a Tico’s Burger firmou parceria com os renomados chefs de cozinha Dayse Paparoto e Jimmy Ogro, que assinam três lanches do cardápio da empresa.
Conceito diferenciado
De acordo com Tiago Stabile, desde o começo a ideia era formatar o negócio em franquia, modelo que só foi concluído em 2016, abrindo portas para os parceiros franqueados. Com uma proposta bem definida – que é o de hamburgueria com produtos produzidos em escala industrial dentro de uma cozinha própria – a Tico’s Burger preza pela qualidade dos lanches e, após o sucesso obtido no interior de São Paulo, avança agora para grandes centro urbanos, com lojas em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).