Conhecer o negócio de perto é a proposta das feiras de negócios que buscam mostrar um pouco mais de como funciona a operação, valores e gestão para quem está em busca de empreender. No próximo dia 11 de abril (quinta-feira), os goianos poderão aproveitar para tirarem dúvidas e visualizarem como funciona mais de 70 franquias durante a Franchise4U, que ocorrerá a partir das 9h, no Hotel Castro’s Park, em Goiânia (GO).
E entre os participantes em busca de expansão para a região centro-oeste estará presente a holding Encontre Sua Franquia que levará as cinco marcas de sucesso no mercado comandada pelo empresário Henrique Mol que administra mais de mil unidades franqueadas espalhadas em todo o Brasil.
Confiante na economia, o empresário busca fechar ao menos dez novos acordos no estado, sendo cinco somente em Goiânia. “Sempre temos bons resultados nessas feiras, inclusive, esse é um dos meios que usamos para captação de leads. Além de o investidor poder conhecer um pouco mais das marcas que trabalhamos, ele tira dúvidas sobre o setor de franchising”, avalia Mol. O empreendedor salienta que o encontro é uma grande oportunidade para aumentar a presença das marcas no centro-oeste, principalmente em Goiás, e cidades adjacentes, que estão na mira de expansão neste ano e que já possuem quatro unidades ao todo em funcionamento na capital.
Segmentos em alta na região centro-oeste
Forte no mercado agropecuário, a região centro-oeste vem tendo bom desempenho nas pesquisas da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e registrou crescimento nominal de 11,8% no primeiro semestre de 2018, em Goiás, em comparação com o mesmo período analisado no ano anterior. Com 470 redes franqueadoras, 44 nasceram no estado.
Ainda segundo a ABF, o centro-oeste lidera o maior número de operações nos setores de alimentação e beleza. E para quem busca empreender nesses segmentos poderão conhecer um pouco mais como funciona a rede Fórmula Pizzaria, que oferece três modelos de negócios (delivery, delivery + mesas, express) com investimento a partir de R$145 mil. A marca possui um cardápio completo com mais de 40 sabores, incluindo pizzas (salgadas e doces) e calzones.
Já a SUAV, especializada em estética e cuidados femininos, possui cinco modelos de negócio que envolve serviços de esmalteria, design de sobrancelhas, depilação e fotodepilação, com investimentos a partir de R$69.900. A marca inaugurou no final do ano passado a primeira unidade no centro-oeste, em Cuiabá (MT) e busca expandir os negócios este ano para Goiás.
“São negócios que exigem um capital mais reforçado, porém o lucro líquido é em média três vezes a mais de uma microfranquia, por exemplo. Por isso, vale muito investir nesses segmentos”, afirma Mol.
Franquias de baixo investimento
Para quem busca voltar ao trabalho após não conseguir se recolocar no mercado uma das alternativas mais procuradas são as franquias baratas para começar um negócio.
Segundo dados recentes divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) somente as microfranquias – investimento inicial de até R$90 mil – tiveram crescimento de 8% nos negócios em 2018, comparado com o ano anterior a pesquisa.
A vantagem desses negócios é o baixo investimento e o suporte oferecido pela franqueadora. É o caso das redes de franquias que estarão presentes na Franchise4U como Acquazero (empresa especializada em lavagem automotiva ecológica), com investimento a partir de R$10 mil; a Encontre Sua Viagem (franquia de turismo), que possui modalidade de negócio entre R$11.990 mil (home office) e R$40 mil (loja física), e a marca Quisto Corretora de Seguros, com investimento também de R$11.990 para quem quer empreender em casa.
“São negócios ideais para quem quer empreender, seja voltar ao mercado até mesmo como uma renda extra, já que possibilita trabalhar após o horário comercial e aos finais de semana e feriados. Percebemos uma mudança no comportamento do empreendedor. Somente o público jovem representa 40% dos nossos franqueados, há também aqueles que começaram a empreender após os 40 anos. O franchising acaba se tornando um negócio interessante porque oferece know-how de uma marca já testada e conhecida no mercado, diminuindo assim os riscos de falência, um dos maiores medos de quem quer empreender”, afirma Henrique Mol.
Franchise4U em Goiânia
O evento tem o intuito de reunir mais de 70 marcas nesta terceira edição do ano em diversos segmentos. A Franchise4U possui um modelo diferente das outras feiras do mercado de franquias. Mais acessível, o evento permite o contato entre o cliente e a franqueadora por meio de uma reunião: é uma possibilidade única de conversar, obter informações e tirar todas as dúvidas pessoalmente com as marcas de seu interesse através de um bate-papo de cerca de 30 minutos.
Nas duas primeiras edições de 2019 (São Paulo e Fortaleza), o encontro reuniu mais de 120 marcas do franchising e cerca de 5 mil investidores interessados em abrir um negócio.
- Dia 11 de abril, das 9h às 20h.
- Hotel Castro’s Park – Av. República do Líbano, 1520, Setor Oeste