Com mais uma loja na zona sul de São Paulo, Petland supera a marca de 100 unidades no Brasil

A Petland, maior rede de lojas de pet shop do País, inaugurou em abril mais uma loja em São Paulo, desta vez no charmoso bairro da Vila Mariana, zona sul da capital paulista. Trata-se de sua 28ª unidade na cidade.

Com a loja da Vila Mariana, a empresa superará a barreira de 100 unidades, distribuídas por 16 estados. O objetivo é chegar a 400 até 2022. A rápida expansão deve-se ao modelo de negócios bem-sucedido da marca americana, presente em 19 países, que vem sendo replicado no Brasil, desde o início das operações, em 2014.

“O Brasil possui a segunda maior população de cães e gatos do planeta e é o terceiro maior mercado do mundo em faturamento. Este, apesar da crise, vem crescendo 7% ao ano”, afirma Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland. “São Paulo, por ser a maior cidade do País, é uma praça estratégica para atingirmos nossa meta de crescimento”.

A operação brasileira adota um modelo diferenciado. A expansão da rede acontece não somente por meio da abertura de novas unidades, mas também através da conversão de bandeira ou lojas que já existem. A Petland acredita que a gestão pode transformar o varejo pet no Brasil. Por isso, os franqueados têm à disposição um suporte completo, que inclui treinamentos nas Universidades Físicas e Online, Programa de Apoio Petland (PAP), Ferramentas de Gestão e participação em eventos e convenções de vendas.

O modelo de negócio é sustentado por quatro pilares: Atendimento baseado em transmissão de informação ao cliente; Experiência de compra real aos visitantes; Responsabilidade Social; e Política de Preço Justo. Têm dado certo. O faturamento médio, dependendo do tamanho da loja, pode chegar a R$ 1.200/m² quando a empresa atinge maturidade. O prazo de contrato com o franqueado é de cinco anos, e o retorno vem de 24 a 36 meses.

Clínicas veterinárias

A rede de clínicas veterinárias Dra. Mei, franquia do Grupo Brasil Pet, no qual está a franqueadora de pet shops Petland, já atingiu 15 unidades em seis meses de operação. O modelo de negócios valoriza a Medicina Veterinária preventiva de forma democrática e com preço acessível a toda população.  Os serviços oferecidos trazem como diferenciais competitivos o agendamento para todos os procedimentos, o que reduz o tempo de espera, além de melhorar a experiência do cliente. Além disso, o uso da tecnologia nos prontuários 100% digitais permite unificar as informações e melhora a qualidade nos processos. As operações podem ser dentro de unidades Petland e também de forma independente. Em 2019, mais 20 unidades Dra. Mei devem ser abertas, e a estimava é chegar a 250 clínicas até 2022.

Marca própria

Entre outras novidades que o Grupo Brasil Pet introduziu na rede de lojas estão os produtos de marca própria Pet Choice, que oferecem qualidade, preço competitivo e apresentam um design moderno e divertido. Atualmente, são vendidos areia para gato, tapete higiênico, snacks e caminhas. Todos os produtos vendidos da Pet Choice têm um percentual revertido à Aila (Aliança Internacional do Animal), ONG que atua em prol dos animais há mais de 40 anos, sendo 20 deles no Brasil e a primeira a apoiar o trabalho da Petland no país. Outras categorias de produtos como brinquedos e acessórios serão incorporados ao portfólio ao longo de 2019.