Em plena expansão, o segmento brasileiro de beleza dispara como um dos mais promissores para quem quer investir. Atualmente, esse mercado representa o quarto maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.
Atento à essa dinâmica, o brasileiro mostra que não apenas é um bom consumidor, como também sabe fazer desse mercado um grande motor de negócios. Nesse panorama, as empresas em formato de franquias têm ganhado cada vez mais força.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 35% entre 2015 e 2017. Já no terceiro trimestre de 2018, a instituição registou um crescimento de 9,7% em relação ao mesmo período de 2017.
Esses dados já seriam suficientes para quem pensa em investir em uma franquia na área, mas a verdade é que esse setor oferece ainda um leque de vantagens e formas de atuação. Basta notar o crescimento das micro franquias, quiosques e até das unidades móveis em ascensão nesse mercado.
Já para o casal de sócios, Antônio Cardoso e Daniele Teixeira, do Rio de Janeiro, a segurança de um negócio que já foi testado e que envolve menos riscos foi o fator decisivo para entrarem no franchising. “Além da redução de custos, esse modelo potencializa o retorno sobre o investimento, pois evita desperdício de tempo e dinheiro decorrentes do aprendizado do negócio”, assegura Antonio.Os empresários hoje fazem parte da Infobeleza, rede de escolas para profissionais da beleza, que se consolida como uma das franquias mais rentáveis e de rápida implantação.
Inaugurada em setembro passado, a unidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, teve suas matrículas esgotadas dentro de poucas semanas. “Nós vimos uma necessidade por mão-de-obra na região e hoje nossa unidade está desenvolvendo muito a cadeia de serviços local, atendendo todos os segmentos sociais”, afirma a franqueada.
Esteticista por formação, Daniele conhece os altos padrões de qualidade e a forte concorrência inerente nesse mercado. “Dentre os maiores benefícios de operar com uma franquia de beleza, está a convicção do suporte de uma rede estruturada, conhecida, e que irá lhe proporcionar todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento do negócio”, afirma.