A Miniso, marca de Design Japonês presente em mais de 60 países, está no Brasil desde 2017 e um dos marcos de 2018 foi a abertura para franquias. Atualmente a rede conta com 39 unidades brasileiras, sendo 6 franqueadas. Para o próximo ano, a empresa aposta forte nesse modelo de negócio e pretende atrair interessados em expandir a marca para novas cidades e até mesmo novos estados. Mundialmente a rede completou cinco anos de criação e atingiu a receita mundial de 2.2 bilhões de dólares.
No modelo oferecido pela rede, a loja é gerenciada pelo franqueado e estruturada pela matriz. O investimento inicial é em torno de R$ 1,5 milhão, com uma taxa de franquia de R$40 mil ao ano. Já o capital de giro é de R$200 mil e para a estrutura física da loja, o espaço precisa ter no mínimo 150m², largura da fachada superior a 6 metros e localizada em regiões comerciais ou de grande circulação de pessoas. E para o franqueado, a previsão de retorno do investimento é de 36 meses.
“Investir na Miniso é apostar em uma marca global que está em mais de 60 países com bons preços e produtos de qualidade. No Brasil o crescimento foi acelerado, chegando a 37 lojas em apenas um ano de atuação. Uma comprovação do real potencial de negócios”, afirma Rafael Arantes da Silva, diretor de marketing da marca no Brasil.
No quesito expansão, a Miniso tem números expressivos, sendo em média de 80 a 100 novas lojas por mês no mundo, principalmente através de franquias. Acompanhando o ritmo mundial, em 2019 a rede pretende chegar a 100 unidades no Brasil. Já para os clientes, além de cada vez mais lojas em novos lugares, a marca aposta em trazer novidades e novas categorias de produtos. Hoje a Miniso Brasil, que é conhecida pela variedade de produtos, a alta qualidade e os preços acessíveis, conta com as seguintes categorias: bem-estar, papelaria, esporte e fitness, acessórios, dia a dia, vestuário, produtos sazonais, bolsas, brinquedos, eletrônicos e maquiagens.