Investir no franchising é uma opção tanto para veteranos do mundo empresarial quanto para novatos que têm o sonho de ser donos do próprio negócio. Em qualquer situação dar o primeiro passo é sempre difícil, mas no mercado de franquias esse processo pode ser um pouco mais tranquilo – é que as franqueadoras investem na capacitação e no acompanhamento do franqueado, que nunca está sozinho.
Grande parte das franqueadoras possui um canal de atendimento ao franqueado, proporcionando todo o suporte necessário para que a franquia funcione sem problemas em seu dia a dia. Presente desde o auxílio pré-operacional, a franqueadora também oferece treinamento para equipe de novos franqueados, acompanhamento de produção, reciclagem, além de fornecer um respaldo constante ao franqueado.
É imprescindível dar uma atenção especial aos treinamentos, pois é neste momento que o franqueador vai passar todo seu conhecimento e experiência no mercado ao novo parceiro da rede. Gestão administrativa, financeira, contato com o público, metodologias e processos operacionais são questões abordadas especificamente durante treinamentos iniciais e garantidas no suporte ao franqueado.
Apoio constante
Segundo levantamento realizado pelo Sebrae, cerca de 3% das franquias brasileiras fecham as portas com até dois anos de funcionamento. Entre os cinco principais motivos para o fechamento de franquias, estão a localização (31%), capital de giro (28%), treinamento (19%), concorrência (14%), sazonalidade (8%) – grande parte desses motivos podem ser evitados a partir de um bom suporte ao franqueado.
Por exemplo, um bom treinamento garante ao franqueado escolher a melhor localização para seu empreendimento; receber o treinamento adequado com base na operação do setor em que atua; aprender sobre a concorrência e estar preparado para as variáveis do mercado.
“Muitos investidores têm a primeira experiência em administrar uma empresa ao tornar-se um franqueado, então o suporte é uma forma de prepará-lo para gerir o próprio negócio da melhor forma possível, como encarar o mercado e como sobressair diante da concorrência”, explica Henrique Mol, diretor executivo da Encontre Sua Viagem, rede especializada em turismo. Com um bom faturamento no terceiro trimestre deste ano, movimentando R$3,35 bilhões, o setor de Hotelaria e Turismo apresentou variação de 7,9% em novas unidades, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Os procedimentos envolvidos entre escolher um destino até fechar definitivamente um pacote de viagem podem causar muita dor de cabeça. Foi pensando nisso que a Encontre Sua Viagem disponibilizou um canal de comunicação direto entre o franqueado e a franqueadora – facilitando o processo tanto para quem quer viajar quanto para quem pretende investir no franchising.
Sabendo do suporte que o agente de viagem precisa prestar ao seu cliente, a Encontre Sua Viagem lançou um atendimento 24 horas ao franqueado durante todos os dias da semana. Assim, ele pode sanar todas as suas dúvidas, discutir custos operacionais, identificar dificuldades e resolvê-las adequadamente – tudo isso a qualquer hora do dia para melhor atender o cliente.
Com o apoio da rede e de profissionais com experiência no mercado, o franqueado dá início ao próprio negócio com segurança e com maiores chances de prosperar, estreitando a relação entre franqueadora e franqueado, tornando-a permanente.