O mercado de franquias tem mostrado um bom desempenho em relação a outros setores de comércio e serviços. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor prevê expansão de 8% em seu faturamento este ano. Uma das modalidades que vêm crescendo dentro do segmento no Brasil é a home based ou home office, onde uma pesquisa também da ABF mostrou aumento de 15% no último ano.
Alguns dos motivos para que essas franquias venham atraindo empreendedores são os horários flexíveis, o baixo investimento, rápido início da operação e redução de despesas, como é o caso do SPA Express, empresa paraibana de beleza e bem estar. No mercado desde 2011, a marca possui um sistema inovador para o consumidor final, oferecendo em domicílio serviços de beleza e bem estar. “Nosso modelo de negócios tem atraído principalmente mulheres, que além de se identificarem com esse mercado, procuram mais flexibilidade na sua rotina, podendo trabalhar de casa, com muito mais conforto e baixo custo”, afirma Luciana Piquet, fundadora e sócia da franquia.
Com um modelo exclusivo e pioneiro no país, a franquia, que oferece um total de 25 serviços e tratamentos, obteve um crescimento de 350%, de 2017 para 2018, com unidades em 10 estados do Brasil e busca captar novos franqueados. “Ao abrir um negócio, principalmente uma franquia, é preciso ter identificação com a marca e com o modelo de trabalho, por isso buscamos pessoas nesse perfil. Nosso objetivo é nos posicionarmos no mercado como uma das três principais franquias Home Office de beleza do Brasil, com selo de excelência em franchising, formando um grande time de franqueados de sucesso”, diz a empresária.
Apesar da praticidade e conforto do home office, é preciso alguns cuidados para não comprometer o desempenho do trabalho. Luciana alerta que é necessário disciplina e planejamento constante para se manter focado no negócio, para organizar não somente a empresa, mas também as atividades pessoais.