A operação de franquias por meio de quiosques vem se consolidando como uma alternativa de menor investimento, de mais fácil operação e ganhando espaço em diferentes ambientes públicos. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), os quiosques representam cerca de 7% das unidades de franquia em operação no País. Na última ABF Franchising Expo, principal feira do setor, os quiosques marcaram presença, com opções em segmentos variados, constituindo uma alternativa mais acessível frente ao atual panorama macroeconômico.
Nesta área, uma boa opção é a Hashtec, microfranquia de reparos rápidos de celulares, que oferece modelos de negócio com investimento a partir de R$ 30 mil. A estrutura é de fácil montagem comparado a uma loja, possui 7m², o volume de estoque é menor e necessita de 2 a 3 funcionários no máximo (o técnico e o atendente). A proposta da rede de franquia é trabalhar no segmento “fast repair”, em que o serviço é realizado em até 30 minutos. Além do reparo rápido, a marca realiza venda de diversos acessórios, como fones de ouvido, caixas de som, película protetora e aparelhos refabricados em perfeitas condições de uso.
Com a presença cada vez mais forte em shopping centers, o quiosque também é indicado para aeroportos, estações de metrô, terminais de ônibus, supermercados, galerias e centros empresariais. “A vantagem do quiosque é a visibilidade, por estar instalado no meio do corredor possui fácil acesso e grande volume de possíveis clientes que passam ao redor e, atendimento rápido”, explica Lucas Linhares, sócio-diretor da Hashtec e do Grupo PLL.
Hoje, a Hashtec possui um quiosque em operação no Shopping Metrô Tatuapé, em São Paulo, e em breve irá inaugurar mais 2 unidades com este perfil em importantes pontos da cidade. A marca pertence ao Grupo PLL, rede de assistências técnicas autorizadas com mais de 13 anos no mercado, que realiza mais de 40 mil reparos por mês e conta com cerca de 600 colaboradores.