Na última quarta-feira, dia 07 de novembro, a Alshop (Associação Brasileira de Varejistas de Shopping) realizou a segunda edição do Programa de Excelência em Varejo, no Palácio Tangará, em São Paulo. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar as empresas na evolução de suas performances. Durante o evento, diversas empresas que atuam no mercado varejista receberam um relatório com análises de diferentes quesitos feitas por grandes especialistas do mercado. O relatório conta com orientações de acordo com o desempenho de cada marca, após visita às lojas, análise do espaço e da operação como um todo. Com nota de corte 7, as marcas melhores avaliadas receberam o “Certificado de Excelência em Varejo”.
Entre as que receberam a chancela está a rede Água Doce Sabores do Brasil, fundada em 1990 por Delfino Golfeto, precursora do conceito de casual dining verdadeiramente brasileiro que valoriza tanto a gastronomia quanto bebidas autênticas nacionais, com destaque para a cachaça. Atualmente, são aproximadamente 80 unidades em nove estados brasileiros, mais o Distrito Federal. O fundador e presidente da Água Doce Sabores do Brasil, Delfino Golfeto, foi o representante na marca no evento. O empresário recebeu as avaliações que apontavam os pontos fortes a serem mantidos, as oportunidades, pontos a serem melhorados e as ameaças que podem prejudicar o negócio. Tudo isso foi feito de uma maneira individualizada e sigilosa.
“A profundidade, profissionalismo e aderência das análises me surpreenderam muito. Tivemos um resultado muito positivo em várias áreas, com especial destaque para inovação, tecnologia e operação. De outro lado, identificamos boas oportunidades de aprimoramento na área de design, por exemplo”, afirma Delfino Golfeto. O executivo ressalta também que o processo de apuração é muito criterioso, sendo baseado em documentos, visitas in loco e a até na realização de cliente oculto. “A análise e o certificado mostram a fortaleza de nos processos e treinamentos, bem como a efetividade de melhorias de gestão que implementamos nos últimos anos. Todo esse conteúdo será muito importante para nossa estratégia em 2019 e, certamente, vamos incorporar algumas novas ideias”, completou Delfino.
Na edição deste ano, os participantes do evento foram avaliados em cinco categorias, sendo elas: tecnologia, operações, design, finanças e inovação. Cada empresa foi cuidadosamente analisada por uma equipe de consultores escolhidos pela própria Alshop. Entre os profissionais indicados pela associação estão os consultores da Serasa Experian, responsáveis pela categoria das finanças, profissionais da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) avaliaram o quesito inovação, já a Bureau Veritas, com auxílio da consultora Ana Vecchi, foi responsável pelo quesito de operações, a GH & Associados, por sua vez, qualificou o quesito de design e, para finalizar, a TOTVS fez as considerações pela categoria de tecnologia.